Embrapa Rondônia realizará Circuito Tecnológico na Portoagro


Está chegando o início da Feira de Negócios e Tecnologias Rurais Sustentáveis de Porto Velho – Portoagro, que acontece de 24 a 28 de agosto de 2016, no Parque dos Tanques, na capital. Para a segunda edição da Feira, a Embrapa Rondônia irá apresentar inovações ao setor agropecuário durante o Circuito Tecnológico, levando para o Campo Experimental da Embrapa em Porto Velho grande número de produtores para conhecerem, na teoria e na prática, as tecnologias disponíveis para cafeicultura, produção de leite, Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF), mandiocultura e fruticultura. Esta ação acontecerá durante a Portoagro, nos dias 25 e 26 de agosto, das 9h às 12h, com inscrições gratuitas e no local.

É a primeira vez que a Embrapa Rondônia realiza o Circuito Tecnológico e pretende fixar este evento como uma maneira de apresentar inovações e tecnologias desenvolvidas para as principais áreas de produção de Rondônia, todas acessíveis aos produtores e que podem transformar para melhor a realidade no campo. “Contamos com uma gama de tecnologias já disponíveis e acessíveis aos produtores que podem proporcionar uma produção sustentável, sendo possível produzir mais, com menor custo, em menor área e de maneira a preservar o meio ambiente”, destaca o chefe de Transferência de Tecnologia da Embrapa Rondônia, Frederico Botelho.

A Embrapa estará presente na Portoagro também na área dos estandes institucionais e em demais ações realizadas na Feira, sempre com profissionais à disposição do público todos os dias do evento. Os destaques deste ano são: os livros “Café na Amazônia” e “Ginecologia e ultrassonografia reprodutiva em bovinos”; uma maquete da Barcaça Seca Café, tecnologia simples e acessível para a secagem de café com qualidade; a nova técnica de Inseminação Artificial em Tempo Fixo – IATF em Blocos, que aumenta em até 20% a prenhez em vacas; e o dispositivo Vetscore, desenvolvido pela Embrapa Rondônia para avaliação nutricional do rebanho bovino, que estará exposto na Feira e deve chegar no segundo semestre ao mercado. A comercialização será realizada pela Prático de Garça, empresa habilitada pela Embrapa para comercializar o produto.

Além destas ações, o pesquisador da Embrapa Rondônia, Vicente Godinho, irá ministrar a palestra “Agronegócios em Rondônia: culturas anuais”, no dia 28/08, das 9h às 10h, no Parque dos Tanques. Durante a Portoagro o público ainda poderá degustar os cafés arábica e conilon de alta qualidade de bebida cultivados em áreas de experimentos da Embrapa Rondônia no estado.

Programação do Circuito Tecnológico

As atividades acontecem dias 25 e 26 no Campo Experimental da Embrapa Rondônia, em Porto Velho. Confira a programação:

Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF)

09h30 – 10h20: ILPF em Rondônia: Perspectivas e potencialidades, com Dr. Vicente de Paulo Campos Godinho.
10h20 – 11h10: Aspectos gerais do componente animal nos sistemas de ILPF, com Dr. Ademir Hugo Zimmer .
11h10 – 12h: Inserção do componente florestal em sistemas de ILPF,  mestre M.Sc. Henrique Nery Cipriani.

Leite

09h30 – 10h20    Manejo sustentável das pastagens, com Dr. Pedro Gomes Cruz.
10h20 – 11h10: Estratégias para controle do carrapato dos bovinos, com Dr. Fábio da Silva Barbieri.
11h10 – 12h: Aspectos gerais da reprodução e seu impacto na produtividade da fazenda, com Dr. Luiz Francisco Machado Pfeifer.

Café

09h30 – 10h20: A importância da utilização de materiais melhorados na formação das lavouras, com Dr. Alexsandro Lara Teixeira.
10h20 – 11h10: Manejo do cafeeiro, com Dr. Marcelo Curitiba Espindula.
11h10 – 12h: Colheita semi-mecanizada, com João Maria Diocleciano.

Mandioca e Fruticultura

09h30 – 10h20: Cultivo do Açaí, com Dr. Victor Ferreira de Souza.
10h20 – 11h10: Cultivo da banana, com Dr. José Nilton Costa.
11h10 – 12h: Mandiocultura, com Dr. Rogério Sebastião Correa da Costa.

Realização e parcerias

O Circuito Tecnológico é uma realização da Embrapa e são parceiros o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento de Porto Velho (Semagric), Associação dos Proprietários Rurais de Rondônia (APRRO), Associação Rural de Jaci-Paraná (ARJAP), Sebrae, Sistema OCB/Sescoop-RO e a Emater-RO.

Fonte: Embrapa Rondônia / Renata Silva

0 Comentário

Nenhum comentário

Seja o primeiro

Deixe um comentário

Ao clicar em ENVIAR, aguarde nossa avaliação