UPAs da Capital dispõem de serviço odontológico 24 horas

Dentista_24horas_800px4Upa_002.jpg

A Prefeitura de Porto Velho oferece o serviço de urgência e emergência odontológica nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs 24h). A Capital possui duas unidades localizadas na zona Leste e Sul que contam com 12 dentistas que se revezam em plantões de 12 horas para atender casos de trauma, dores intensas, fraturas, entre outros.

De acordo com Maria do Socorro Fonseca Leonardo, Chefe da Divisão de Saúde Bucal do município, só nos dois primeiros meses deste ano foram 1708 atendimentos e 4038 procedimentos realizados pelos dentistas. Em 2015 foram 9543 atendimentos e 22961 procedimentos.

Dentista_24horas_800px4Upa (2)_001Nas UPAs 24h, o dentista de plantão atende casos de urgência e emergência, por ordem de classificação de risco – os casos mais graves e aqueles que causam maior sofrimento ao paciente são atendidos de imediato. “Os atendimentos são em sua maioria de quedas, fraturas, traumas de acidentes no trânsito, quedas de pula-pula, cortes em mucosas, abscessos (tumor), dores intensas. É dado um atendimento da criança ao idoso. São procedimentos como radiografias, suturas de ferimentos na pele, mucosas e outros, tratamento cirúrgico de hemorragia, acesso à polpa dentária e medicação, entre outros”, conta.

De acordo com a Dentista Ana Cláudia Borges que atende na UPA Leste, na localidade o número de atendimentos é maior devido à demanda populacional. “Recebemos pacientes com dores agudas, abscessos, mas o atendimento é essencialmente em trauma. Em alguns casos realizamos extrações simples, obturações devido à grande demanda. Porém esse atendimento eletivo, não emergencial, como restaurações, extrações, raspagem de tártaro e aplicação de flúor, deve ser feito nos postos de saúde”, disse.

Atendimento

As UPAs e unidades Básicas realizam o encaminhamento para os Centros de Especialidades Odontológicas (Ceo) que realizam tratamento de canal, periodontia, cirurgia oral menor como extrações de sisos, fraturas, e tratamento a paciente com necessidades especiais como paralisia cerebral, diabético e idosos.

O município tem cerca de 140 dentistas que atendem nas Unidades de Saúde da Família, Unidades de Saúde e nos Centros de Especialidades Odontológicas, localizados nas Unidades Hamilton Gondin e na José Adelino, ambas na zona Leste e na Manoel Amorim de Matos, na zona Sul.

Fonte: Comdecom / Rebeca Barca

Fotos: Assessoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

verificação *

scroll to top