A Chama Olímpica chegou a Praça das Três Caixas D’água por volta das 13h, após encerrar a rota alternativa na Comunidade de São Sebastião. No palco foi acesa a tocha do primeiro condutor da rota terrestre de 35 km. A responsável pelo início do trajeto foi a atleta de vôlei, Letícia Batista, acompanhada das estudantes Lavinia Lorrane e Tassila Daniela, ambas da Escola Santa Marcelina e também Rosalina Souza, do Instituto de Ciência, Educação e Tecnologia de Rondônia (IFRO). As alunas participaram de um concurso de redação promovido entre todas as escolas do estado.
Letícia, que tem 34 anos, pratica vôlei desde a adolescência. Campeã estadual durante 3 anos consecutivos, disse se sentir honrada em abrir a condução pelas ruas da cidade. “Isso aqui é uma realização, um sonho. Estou muito agradecida a prefeitura por ter sido escolhida para participar desse evento. Eu me dediquei quase que a vida inteira ao esporte, ainda me dedico, e agora com esse momento vai me ajudar muito mais”, disse a condutora.
Para a chegada do símbolo olímpico a um dos principais cartões portais da cidade, uma programação cultural foi elaborada. Crianças, jovens e adultos, todos aguardavam ansiosos o momento único de ver de perto a chama que saiu da Grécia, percorreu várias capitais e continua suas viagens pelo país até chegar ao Rio de Janeiro. As apresentações incluíram o grupo de Carimbó da Terceira Idade, o artista Caribé e a Quadrilha Girassol das Três Marias.
Durante a atividade na Praça aconteceu ainda a apresentação de um bloco de dois selos comemorativos e o carimbo. O lançamento do selo Mascote dos Jogos Olímpicos Rio 2016 foi realizado pelo Ministério das Comunicações, por meio da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (Correios), representada pelo diretor regional, José Carlos Fosqueira. Participaram da obliteração do bloco comemorativo a Coordenadora Municipal de Turismo, Camila Canova, o Secretário Municipal de Esportes e Lazer (Semes), Rafael Claros e o atleta de Taekwondo, Marcus Alves Cardoso. “Celebrar esse lançamento foi muito importante. É mais um incentivo para a nossa cidade, que constantemente tem sido prestigiada pelo esporte nacional e por isso estamos tão felizes”, comemorou Rafael Claros. A tiragem do selo comemorativo que estampa duas imagens diferentes do Mascote Vinicius, que já está sendo comercializado, é de 300 mil unidades.
Fonte: Comdecom / Renata Beccária
Fotos: Medeiros