Conselheiros Tutelares são capacitados em Porto Velho

Tutelares.jpg

A Prefeitura Municipal de Porto Velho, por meio da sua secretaria  de Assistência Social, realizou um curso de capacitação no Teatro Banzeiros, a capacitação para os conselheiros tutelares que foram eleitos no último dia 04 de novembro. Denominada “Oficina dos Saberes” a capacitação  foi realizada nos dias 15, 16 e 17 de dezembro.  Os conselheiros tutelares eleitos no vizinho município de Candeias do Jamari também  participaram da capacitação.

Estiveram presentes no evento, o secretário municipal de Assistência Social, Solano Ferreira, o Promotor de Justiça, Marcos Tessila, a Presidente do  Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Marinete da Conceição da Silva,  o coordenador municipal de Políticas Públicas para a Juventude de Porto Velho, Bruno Eduardo, a chefe da Assessoria Técnica da Semed, Rebeca Passos da Silva, na ocasião representando a secretária, e o secretário municipal de Assistência Social de Candeias do Jamari, Daniel Oliveira.  

A assessora técnica da secretaria municipal de Assistência Social – Semas, Mônica Amorim,  explicou que a secretaria elaborou um Plano de Capacitação que vai começou dia 15 e outras capacitações ocorrerão  nos  meses de março, agosto e dezembro de 2016.   Tudo isso em parceria com o  Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente. “Vocês devem ter visto que na programação está escrito  ‘Oficina do Saber’, então,  nós vamos  construir o saber. Construir juntos” , disse Mônica falando sobre a metodologia de trabalho que norteará a capacitação.

 A secretária  adjunta  da Semas, Maria Elzenir,  informou aos participantes que teriam durante os três dias de capacitação  o que temos de melhor em termos de conhecimento da problemática e do conhecimento da legislação que rege a política da criança e do adolescente.  “Temos pessoas com larga experiência na área. Que acompanham desde o  inicio da implantação dos Conselhos Tutelares e  conhecem a fundo as nossas necessidades em termos do exercício profissional do conselheiro tutelar. Desejo que todos vocês tirem bons proveitos nessa capacitação”, disse a adjunta.

 O Procurador de Justiça, Dr. Marcos Tessila observou que o ano foi muito produtivo para aqueles que trabalham em defesa do direito da infância e da juventude principalmente pela articulação incessante  que fez o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente  para que tivéssemos uma eleição que é referência para outras regiões. O procurador também discorreu sobre os direitos e deveres dos conselheiros tutelares ressaltando a necessidade da observância do comportamento adequado exigido no exercício da função.

Todos os componentes da mesa falaram sobre a importância da capacitação dos conselheiros tutelares que inclusiva é uma exigência para se exercer a função. As entidades e instituições presentes se colocaram a disposição para contribuir com  os trabalhos dos conselheiros tutelares e  sejam realizados com todo apoio possível. A presidente do  Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Marinete da Conceição da Silva, agradeceu a participação de todos e desejou uma boa aprendizagem aos participantes.

 O secretário municipal de Assistência Social, Solano Ferreira, disse que por ser docente é um defensor do saber e que é  seguidor da frase do  jurista Rui Barbosa “o homem morre quando para de aprender”. Defendeu  a aprendizagem continuada, entendendo que constantemente precisamos participar de  capacitações para acompanharmos o desenvolvimento do conhecimento da nossa área.  Elogiou o trabalho da secretária adjunta da Semas,  Maria Elzenir,  de  toda equipe da Semas e  convocou todos a trabalhar com lisura e responsabilidade para que a secretaria  tenha  e ofereça  um serviço de Assistência Social que nosso município precisa e merece.

Fonte: PMPV / Adaides Batista

Fotos: Medeiros

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

verificação *

scroll to top