Brasil acabou o segundo dia de eliminatórias na natação com duas vagas. Guilherme Guido avançou para a semifinal nos 100m costas e o revezamento 4 x 100m conseguiu lugar na final.
Guido ficou na 13ª colocação geral nos 100m costas, com o tempo de 53s80, e avançou para a semifinal da prova, que será disputada na noite deste domingo (8).
Para encerrar a primeira parte de provas da natação, Marcelo Chierighini, Nicolas Oliveira, Gabriel Santos e Matheus Santana representaram o Brasil no revezamento 4 x 100m livre. A equipe nacional completou o percurso em 3m14s06 e avançou para a decisão com o quinto melhor tempo, igualado com o quarteto do Canadá.
O começo deste domingo foi pior para os brasileiros. João De Lucca e Etiene Medeiros, que buscavam vaga nas semifinais dos 200 metros livre e nos 100 metros costas, respectivamente, terminaram na 25ª colocação e ficaram fora das semifinais. Agora, o Brasil tentará se classificar para a final do revezamento 4×100 metros livre masculino e para as semifinais dos 100m costas masculino.
João De Lucca fez a prova dos 200 metros livre em 1min47s63, marca que lhe deu apenas o sétimo tempo e último lugar na bateria – Nicolas Nilo, que também estava classificado para essa disputa, desistiu para se poupar para o revezamento 4×100 metros livre. O resultado de João De Lucca o deixou na 25ª colocação geral.
A melhor marca foi do chinês Yang Sun, com 1min45s75. “Não foi das minhas melhores provas, mas estou contente em estar representando o Brasil e estar nadando em casa”, disse João, pouco depois de deixar a piscina do Estádio Aquático, no Parque Olímpico.
Na prova dos 100 metros costas, a única representante brasileira na competição feminina, Etiene Medeiros, teve uma jornada ruim. Com 1m01s70, ela fez apenas o sétimo tempo na sua bateria e o 25º no geral. Com isso, Etiene ficou fora das semifinais, já que apenas as 16 melhores avançavam. O melhor tempo da qualificatória ficou com a norte-americana Kathleen Baker, que marcou 58s84.
Os brasileiros Etiene Medeiros e João De Lucca foram mal nas eliminatórias e não avançaram nas provas individuais da natação no Rio 2016