Zezinho Maranhão será homenageado em Concurso Público Cultural de Música

zezinho.jpg

O I Concurso Público Cultural de Música “Zezinho Maranhão” será lançado no dia 3 de maio, às 19h, no Teatro Guaporé, em Porto Velho. O lançamento do primeiro edital de fomento à cultura rondoniense, criada pelo governo estadual, premiará seis iniciativas voltadas à área da música, em âmbito estadual, com a destinação de recursos públicos para circulação de espetáculos.

A política do edital, coordenada pela Superintendência da Juventude, Cultura, Esporte e Lazer (Sejucel), visa estimular a reflexão e a experiência do público, além do compromisso com a sustentabilidade e com a inclusão social. Os projetos deverão valorizar a memória e a diversidade da cultura estadual, além de temas relevantes a sociedade contemporânea, novas linguagens, transversalidade das artes, educação, democratização e acessibilidade da cultura.

“É a consolidação das políticas públicas destinadas à cultura que todos envolvidos nos trabalhos da Sejucel buscam. O programa de editais é apenas umas das ações dessa superintendência e estamos caminhando paralelo a criação da lei de incentivo à cultura, a adesão dos municípios ao sistema de cultura em cem por cento até o fim de 2016, como também o cumprimento das metas estabelecidas no plano estadual da cultura”, disse o superintendente Rodnei Paes.

Serão apresentados também à comunidade artística, o edital de cinema destinado à criação de documentários com temáticas ligadas a cultura rondoniense, como também os editais de fomento ao teatro e dança.

ZEZINHO MARANHÃO

Zezinho Maranhão (1959 – 2013), nascido na cidade de Santa Inês (MA), recebeu homenagem in memoriam no último dia 8, no Teatro Guaporé, em Porto Velho, com o título de Patrono da Academia de Letras de Rondônia. Após três anos de seu assassinato, ele é lembrado por grande parte dos intelectuais de Rondônia em shows e homenagens devido à obra deixada no estado, onde chegou nos anos 80, adotando a cultura beiradeira, o que o levou a participar de vários festivais, dividindo o palco com cantores renomados do Brasil. Suas músicas de pura poesia sempre voltadas para a Amazônia envolvendo lendas e seus povos tornaram a música regional reconhecida na sua voz e violão.

Fonte: Secom / Fabiano Barros e Pamela Rosa

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

verificação *

scroll to top