Sobe para 17 o número de cidades em situação de emergência no RS

chuvas-RS.jpg

O número de cidades que declararam situação de emergência no Rio Grande do Sul subiu para 17 por conta da chuva que castigou a Fronteira Oeste, Norte e Noroeste do estado. Apesar do aumento no número de cidades em estado de atenção, de acordo com o boletim divulgado pela Defesa Civil nesta terça-feira (29), 248 famílias retornaram para as suas casas desde a segunda-feira (28).

Porém, 1.564 famílias seguem desalojadas – na casa de parentes ou amigos, e outras 164 estão em abrigos fornecidos pelo poder público.

Desde segunda, mais quatro cidades decretaram situação de emergência. São elas: Barra do Quaraí, Quinze de Novembro, Ibirubá e São Borja. Todos os 17 pedidos estão sob análise da Defesa Civil gaúcha.

Estradas Bloqueadas
A ponte da Várzea do Castagnino na BR-153 em Cachoeira do Sul, na Região Central teve rompimento da cabeceira por conta da cheia do rio Jacuí. Uma vistoria foi realizada pela Superintendência Regional do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) na manhã de segunda. Dois pilares de sustentação desmoronaram. A estrutura foi interditada na tarde de domingo (27) e não há previsão para ser liberada.

Os temporais provocaram bloqueios de duas pontes na ERS-168 depois que o nível da água atingiu a estrutura, segundo informações do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer).

A ponte sobre o rio Caverá, em Alegrete, está interditada desde a última quinta-feira (24) e a ponte sobre o arroio Piraju desde sexta-feira (25), após a queda de parte do aterro em uma das cabeceiras.

Entretanto, de acordo com o boletim desta terça-feira o número de famílias atingidas segue o  mesmo, 2.329. Ao todo, 43 cidades foram atingidas.

Cabeceira da BR-153 desmoronou em Cachoeira do Sul (Foto: Milos Silveira/O Correio.com.br)Cabeceira da BR-153 desmoronou em Cachoeira do Sul (Foto: Milos Silveira/O Correio.com.br)

Temporal na Fronteira Oeste
A chuva forte atingiu a Fronteira Oeste no último dia 18 e seguiu até sábado (27), quando um temporal elevou os níveis dos rios Uruguai e Quaraí. Na quarta-feira (23), o rio Quaraí atingiu a marca histórica de mais de 15 metros acima do nível normal. A maior cheia que a cidade tinha registrado até então foi em 2001, quando o rio chegou aos 14 metros acima do normal.

A chuva deu uma trégua desde quinta-feira (24) e, aos poucos, a água começa a baixar em algumas cidades. É o caso de Itaqui e Uruguaiana, onde a ponte que liga os dois municípios pela BR-472 foi liberada para tráfego na manhã deste sábado (26) após ter sido interditada devido ao alto nível do rio Ibicuí.

Municípios que decretaram situação de emergência:
Cândido Godói
Gramado dos Loureiros
Guarani das Missões
Liberato Salzano
Não-Me-Toque
Nonoai
Quaraí
Barra do Quaraí
Roque Gonzales
Santo Ângelo
São Miguel das Missões
Três Palmeiras
Trindade do Sul
Uruguaiana
São Borja
Ibirubá
Quinze de Novembro

Confira a lista completa dos municípios atingidos:
15 de Novembro
Cândido Godói
Cruzaltense
Engenho Velho
Erechim
Floriano Peixoto
Forquetinha
Fortaleza dos Valos
Gramado dos Loureiros
Guarani das Missões
Ibirubá
Liberato Salzano
Marques de Souza
Não Me Toque
Nonoai
Nova Ramada
Passa Sete
Pejuçara
Progresso
Roque Gonzáles
Santa Rosa
Santana do Livramento
Santo Ângelo
São Miguel das Missões
Sete de Setembro
Três Palmeiras
Trindade do Sul
Venâncio Aires
Quatro Irmãos
Aceguá
Manoel Viana

Fonte: Zero Hora

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

verificação *

scroll to top