O secretário da Semdestur, Antônio Geraldo Affonso, explica que o objetivo é entregar para a população um espaço harmonioso. “Dessa forma os moradores e turistas podem contar com um espaço de lazer e de práticas esportivas com lugares para sentar, espaço infantil e área para caminhar.”
Segundo Antônio Geraldo, ao realizar trabalhos de revitalização de diversas praças na cidade, a Secretaria constou que os chafarizes não estavam funcionando. “Providenciamos a retirada e realizamos este trabalho por dois meses. Nesta sexta-feira faremos a instalação com iluminação de LED”, informou.
Uma das competências da Semdestur é a reforma de Praças e demais aparelhos que nela constam como bancos, chafarizes, calçadas e iluminação. Atualmente, 28 praças estão sob a responsabilidade da pasta. O Decreto n.º 11. 623, de 16 de abril de 2010, que trata das atividades e competências para a gestão de espaços públicos de Porto Velho, estabelece que compete à Semdestur realizar de forma direta ou indireta ações que viabilizem a manutenção e conservação dos espaços, entre eles, praças e ainda o Shopping Popular Rio Madeira, Mercado Central, Mercado do Km 1, Mercado do Pedacinho de Chão, Mercado do Pescado, Mercado Cultural, Centro Gastronômico do Porto, Poliesportivo Jatuarana e Mirantes 1 2 e 3.
Entre as praças que são de responsabilidade da secretaria, estão a do Dominó; Bola 7; Getúlio Vargas; Três Caixas D’água; Conjunto Santo Antônio; Oswaldo Cruz; Ipase Novo; Três Marias; Rio Candeias; Guajará; Jardim Santana; São Sebastião; do Contorno; 13 de Maio; João Roque de Lima; Campos Sales; Francisco Holanda; Pirâmide; do Cohab; dos taxistas; Marechal Rondon; dos Engraxates; Jônatas Pedrosa; Skate Park; e Aluízio Ferreira.