Semagric apoia “Feira de Abastecimento Popular” e incentiva Agricultura Familiar

semagric_familiar_800img_20160630_091437337_-_copia.jpg

A secretaria municipal de Agricultura e a Abastecimento (Semagric) é uma das grandes colaboradoras para o desenvolvimento, ampliação e melhoria da agricultura familiar em Porto Velho. Nos últimos anos programas foram criados para incrementar a produção com este fim e são muitos os resultados positivos. Famílias inteiras retornaram ao campo, após os técnicos da secretaria visitarem as propriedades, cadastrar no Programa de Mecanização Agrícola, que recupera áreas degradadas e improdutivas, entrega calcário e oferece orientação técnica e ainda produtores que estavam desanimados passaram a renovar sua esperança e voltaram a produzir. Além disso, a Semagric incentiva os pequenos produtores a exporem seus produtos em feiras, eventos e ofertar ao comércio local. Hoje a secretaria realiza a Feira Saberes e Sabores  na última quarta-feira do mês, e ainda estimula à participação na Feira do Produtor aos domingos e nas demais que acontecem durante a semana em diversos pontos de Porto Velho. A Semagric também convoca os produtores cadastrados no município a participarem de eventos estaduais como forma de divulgação dos serviços e qualidade de seus alimentos.

Esta semana o secretário municipal adjunto da Semagric, Licério Corrêa, o engenheiro Álvaro Amaral e o diretor de Desenvolvimento Agroindustrial (DDA), Manoel Izídio prestigiaram a Feira de Abastecimento Popular, realizada no estacionamento do Incra. Os produtores participantes são do setor chacareiro, de Associações como a da Boa Safra e Vale do Sol, e de reassentamentos como do Joana D’Arc, Paraíso das Acácias e Flor do Amazonas. Eles trouxeram à feira hortaliças, pimentas, compotas, biscoitos, pães caseiros, macaxeira, galinha caipira, carne suína, peixes, frutas e verduras . “Nessas feiras temos a visão do trabalho desses pequenos produtores que transformam a matéria-prima da pequena propriedade em saborosos alimentos e que contribui para aumentar a renda no campo e ajuda a fixar o produtor em sua terra. A Semagric apoia e incentiva eventos como esse e apoia principalmente a Agricultura Familiar, pois é ela hoje que gera mais de 80% da ocupação no setor rural e responde no Brasil por sete de cada 10 empregos no campo e por cerca de 40% da produção agrícola. Portanto, nosso papel é estimular esse setor e levar melhorias para que essas famílias tenha qualidade de vida e permaneçam no campo, que é onde se sentem bem”, disse Licério.

A produtora rural, Sandra Vieira, trabalha há seis anos com hortaliças no setor da Boa Safra. Para ela, participar de mais uma feira como essa, no Incra, ajuda na comercialização de seus produtos e dá destaque ao trabalho que sua família desenvolve com tanta dedicação. “Eu estou saindo da feira com mais de 90% dos produtos que trouxe vendidos. E fiz alguns negócios para realizar a entrega em algumas regiões da cidade. E isso é muito importante”, disse ele. Maria Cruz, do setor do Vale do Sol, agradece a oportunidade e se diz animada com as vendas. “Além de expor nossos produtos vendemos bastante, o que nos alegra ainda mais em continuar trabalhando”, disse ela acrescentando que trouxe 30kg de macaxeira e vendeu tudo.

Jorge Werley, analista de Reforma Agrária do Incra, recebeu a equipe da Semagric e destacou a quantidade de alimentos trazidos à feira e a qualidade deles. “É realmente um trabalho de muita dedicação e amor. A gente vê nas mãos e nos olhos desses produtores a vontade de crescer, de ampliar suas produções e de ver seu trabalho reconhecido”, disse acrescentado que essa feira acontecia antes no pátio da Emater, mas devido as obras agora passará a ser realizada no estacionamento do Incra.

Álvaro Amaral, engenheiro da Semagric, destaca o esforço dos produtores em estarem presentes ao evento. “Muitos moram em propriedades bem afastadas do centro urbano, e mesmo assim fizeram um esforço para estarem aqui, por isso o poder público no que é possível, busca ajudar esses trabalhadores, pois são guerreiros e que merecem reconhecimento”, frisou. Manoel Izídio, do DDA da Semagric, observou que algumas das associações rurais presentes possuem já parceria da prefeitura em que receberam equipamentos e agroindústrias, e que existe ainda a programação para entrega.

Agricultura Familiar

A agricultura familiar pode ser entendida como o cultivo da terra realizado por pequenos proprietários rurais, tendo como mão de obra essencialmente o núcleo familiar. Atualmente a maior parte dos alimentos que abastecem a mesa dos brasileiros vem das pequenas propriedades. A agricultura familiar favorece emprego de práticas produtivas ecologicamente mais equilibradas, como a diversificação de cultivo, o menor uso de insumos industriais e a preservação do patrimônio genético. No Brasil, a agricultura familiar é responsável pela produção de 87% da produção nacional de mandioca, 70% da produção de feijão, 46% do milho, 38% do café, 34% do arroz, 21% do trigo e, na pecuária, 60% do leite, 59% do plantel de suínos, 50% das aves e 30% dos bovinos. Segundo dados do Censo Agropecuário 84,4% do total de propriedades rurais do país pertencem a grupos familiares. São aproximadamente 4,4 milhões de unidades produtivas. E aproximadamente 13,8 milhões de pessoas trabalham em estabelecimentos familiares, ou seja 77% da população que se ocupa da agricultura. (Fonte: Conab).

Fonte: Semagric / Meiry Santos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

verificação *

scroll to top