O compromisso de combater a malária no município de Porto Velho este ano continua pela Prefeitura de Porto Velho e Secretaria Municipal de Saúde (Semusa). Dados do Departamento de Vigilância Epidemiológica e Ambiental (DVEA), mostra que pela primeira vez na história da Capital, os índices de infestação da malária chega a baixo risco, reconhecido pelo Ministério da Saúde e premiado pela Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) ligada à Organização Mundial de Saúde (OMS).
De acordo com informações do DVEA da Semusa, o ano de 2012 fechou com 13.859 casos de malária na região. Segundo o assessor técnico do Programa Nacional de Controle da Malária do município, Luciano Bulegon, em 2013 houve uma redução significativa da doença para 7.837 casos. No ano de 2014 o trabalho de enfrentamento continuou forte, com redução de 27,32% em relação ao ano anterior, fechando com 5.287 casos. Já em 2015, a redução foi ainda maior de 46,15% em comparação ao ano anterior com 2.799 casos. Essa marca histórica chega em um índice parasitário anual para baixo risco.
Conforme Bulegon, o grande desafio em 2016 é a manutenção do índice de baixo risco e diminuir ainda mais os índices principalmente de malária falciparum, que o ministério preconizou a eliminação da falciparum até 2019 no Brasil. “Nós do município estamos trabalhando com esse objetivo, os primeiros quadrimestres do ano passado eram 1.133 casos, já neste ano, os quatro primeiros meses para 831 casos com uma diminuição de 27%, portanto, temos continuar vigilantes para que esses números reduzam ano após ano”, esclarece.
O Secretário de Saúde de Porto Velho, Domingos Sávio, relata que toda equipe está de parabéns pelo feito inédito na história do município, com a nova gestão em 2013, houve uma preocupação em baixar esses altos índices da doença, através de muito trabalho e empenho. “Isso traz como consequência menos doença, mais produção. Nunca nenhuma gestão anterior a nossa administração conseguiu esse feito histórico, esses números nos rendeu um prêmio que vem coroar esse trabalho sério feito pela equipe de endemias da Semusa e agradecer o apoio do Prefeito Mauro Nazif”. Comemora Domingos.
Fonte:NIEMSUS – SEMUSA / Joéliton Menezes