Cinco talentos da medicina que trabalham na Maternidade Municipal Mãe Esperança foram selecionadas para representar o município de Porto Velho, no 12º Congresso da Sociedade Europeia de Ginecologia. Depois de mais de um ano de pesquisas, as médicas Adriana Ramalho, Flávia Marcelle, Valeria Galheri e Fernanda Mello, além da orientadora dos trabalhos científicos e diretora da maternidade, Conceição Simões, conseguiram a aprovação do trabalho e agora se preparam para a apresentação nos dias 18 a 21 de outubro em Barcelona.
A residência médica fomenta a pesquisa e publicações científicas, oportunidade que as residentes em ginecologia e obstetrícia aproveitaram para o aprimoramento profissional. Cada uma teve dois trabalhos aprovados. Ao todo serão dez trabalhos apresentados no congresso internacional.
As médicas apresentarão trabalho com os termas “Fibrotecoma evidenciado em cesariana: relato de caso”, “Gravidez heterotópica com concepção espontânea”, “Complicações da exacerbação da doença de darier na gestante”, “Fasciite necrosante em paciente no puerpério tardio”, “Toxoplasmose na gestante atendida na maternidade em Rondônia”, “Malária mista na gestação na amazônia ocidental: relato de caso”, “Atraso no desenvolvimento psicomotor do paciente com mãe infectada com malária falciparum na gestação”, “Gestação gemelar mono-mono em gestante atendida em Hospital Escola de Rondônia”, “Miomatose uterina: relato de caso”, “Gossip Gama abdominal após cesariana pélvica: relato de caso”.
“Apesar da nossa região ter algumas doenças tropicais que não são tão conhecidas e precisam ser estudadas, nossa residência não é tão valorizada quanto as das regiões sul e sudeste. As pessoas precisam ver que aqui em Rondônia tem vários pesquisadores de qualidade que se dedicam a esses casos”, defende a residente Adriana Ramalho.
Flavia Marcelle está no último ano da residência e acrescentou que está apenas cumprindo a orientação que é passada a todos os residentes, no sentido de “fazermos relatos, estudos de caso e publicações científicas para ganharmos aprimoramento e conseguirmos reconhecimento futuro”.
A coordenadora da Comissão de Residência Médica da Maternidade Municipal, Conceição Simões, afirma que Rondônia tem pesquisadores com capacidade de produção científica para ser reconhecida internacionalmente.
Valéria Galheri destaca a importância de representar a residência médica municipal. “O congresso abrange toda a Europa e ter o nosso trabalho aceito por eles já tem grande significado para nós. Desta forma conseguimos destacar os excelentes profissionais que representam nosso município”.