Maternidade municipal conscientiza colaboradores sobre higienização das mãos

curso_higienizacao_800x4003.jpg

A Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH), em parceria com o núcleo de segurança do paciente da maternidade municipal de Porto Velho Mãe Esperança, está oferecendo curso de higienização das mãos. O objetivo é conscientizar os colaboradores da unidade sobre o assunto e implantação da cultura “mãos limpas salvam vidas”. Nas aulas, será passado conhecimento técnico para embasar os profissionais da maternidade nas ações relacionadas à higienização das mãos, visando à prevenção das infecções ao desenvolvimento de uma cultura de segurança do paciente.

Os efeitos da correta higienização das mãos são inquestionáveis: a redução da mortalidade e dos custos associados ao tratamento. Por isso, a conscientização dos colaboradores, pacientes e familiares como promotores da higiene das mãos é essencial. A família deve atuar, ainda, como avaliadora da prática entre os profissionais de saúde.

O curso está sendo ministrado pela enfermeira Eunice Salomão, coordenadora estadual de controle de infecção hospitalar de Rondônia (AGEVISA/GTVISA). Para a profissional, a higienização das mãos é considerada a medida de maior impacto e comprovada eficácia na prevenção das infecções relacionadas à assistência a saúde, uma vez que impede a transmissão cruzada de microrganismos. “Estudos mostram que uma maior adesão às práticas de higienização das mãos está associada a uma redução nas taxas das infecções, mortalidade e transmissão de microrganismos multirresistentes em serviços de saúde”, finaliza.

Fonte: Comdecom /  Ceissa Kruse

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

verificação *

scroll to top