Vanderlei Cordeiro de Lima acende a pira olímpica em cerimônia no Maracanã
O ex-maratonista Vanderlei Cordeiro de Lima, bicampeão dos Jogos Pan-americanos, medalha de bronze nos Jogos Olímpicos de Atenas 2004 e o único latino-americano outorgado com a Medalha Pierre de Coubertin, foi o responsável por acender a pira olímpica na cerimônia de abertura dos Jogos do Rio-2016, nesta sexta-feira (5), no Maracanã.
O ex-tenista Gustavo Kuerten condecorado com posição no Hall da Fama da ATP, foi o escolhido para entrar com a chama no estádio e passá-la para a ex-jogadora de basquete Hortência, que a repassou para Vanderlei para acender a pira olímpica, dando a largada aos jogos olímpicos.
Foram exatos 2500 dias de espera. Desde o dia 2 de outubro de 2009, dia em que o Rio de Janeiro foi oficializado como sede da Olimpíada, até a noite desta sexta-feira, na cerimônia de abertura no Maracanã.
Críticas e dúvidas existiram, ainda mais perto dos Jogos. No entanto, no primeiro grande teste, que era a cerimônia de abertura, dá para dizer que o Rio de Janeiro passou com direito a elogios mundiais.