Cruz Vermelha Rondônia capacita 85 voluntários em Porto Velho

IMG-20160221-WA0014-1.jpg

O curso de Formação Básica Institucional ( FBI) foi realizado neste final de semana em Porto Velho pela Cruz Vermelha Rondônia com a participação de 85 voluntários. O curso abordou a fundação da Cruz Vermelha em Genebra, na Suíça, ações realizadas no Brasil e pelo mundo, pelo Relações Públicas Internacionais, Ítalo Janses, técnicas de primeiros socorros, pelo Bombeiro Civil Raisemam Barbosa, como combater o vírus da Dengue, Zika e Chikungunya, pelo coordenador do Comitê de Combate ao Aedes Aegypti, Reginaldo Lira, e a criação da Cruz Vermelha Rondônia a cerca de 03 anos, pelo presidente da CVR, psicanalista clínico Elias Santana.

20160221_162204-1Hoje, a Cruz Vermelha Rondônia tem cadastrados uma média de 170 voluntários. Alguns já atuaram na última na última enchente no Estado além de várias outras ações que envolvem ajuda humanitária. Profissionais de várias áreas de interessaram em fazer parte da CVR em Porto Velho, cada um com seus motivos, mas todos com o mesmo objetivo, ajudar o próximo e contribuir para melhorar a vida das pessoas. A Assistente Social Tania Ouvidio, que já atuou como voluntária em uma ONG na Europa, disse que um de seus propósitos é aprender mais sendo solidária. “Nós sempre temos o que aprender, e poder fazer isso servindo ao outro, nós conseguimos melhorar o nosso conceito de solidariedade” argumentou.

20160221_162113-1O acadêmico Pedro Struthos está no 4º período de Medicina descobriu na Cruz Vermelha Rondônia uma forma de melhorar a relação médico-paciente. “Eu me identifico com o trabalho humanitário e as ações em que eu puder participar aqui vão complementar as atividades do curso de medicina, me dando oportunidade de ter mais acesso ao ser humano necessitado”, enfatizou o futuro médico.

20160221_101506-1-1

Um dos palestrantes, Ítalo Janses, além de abordar vários temas trouxe aos participantes importantes reflexões sobre o compromisso em ser um voluntário da CVR. “O bem mais precioso que nós temos, depois da nossa própria vida, é o nosso tempo. Então quando nós doamos o nosso tempo a alguém ou a alguma causa, nós exercemos o verdadeiro sentido da solidariedade”, lembrou.

IMG-20160221-WA0023-1-1A Cruz Vermelha Rondônia é formada por uma equipe de 12 Conselheiros. O atual presidente, Elias Santana já teve oportunidade de participar de ações humanitárias também em outros países e falou das dificuldades em se criar uma representação da CV quando falta o apoio das políticas públicas. “Nós estamos lutando pelo apoio dos órgãos públicos. Depois de sete meses nós finalmente conseguimos duas salas onde vamos funcionar a administração das nossas ações. Mas precisamos de muito mais. É preciso que nossos gestores públicos passem a nos ver como parceiros. Que nos ajudem a realizar o trabalho de uma organização internacional, que não tem fins lucrativos. O nosso único objetivo é prestar socorro, assistência e solidariedade às pessoas que necessitam”, finalizou o presidente.

Fonte: Falando a Verdade/ Nara Vargas

Fotos: Andersom Santana

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

verificação *

scroll to top