Com a morte de Dona Marisa, família de Lula autoriza doação de órgãos

64599950_Esposa-do-Lula-ex-primeira-dama-Marisa-Leticia-teve-um-AVC.jpg

Uma mensagem publicada na página do ex-presidente Lula no Facebook na manhã desta quinta-feira agradece pelas manifestações de carinho recebidas pela família nos últimos dez dias e informa que já foi autorizada a doação dos órgãos de Dona Marisa, a ex-primeira dama que está internada há dez dias no Hospital Sírio Libanês, em São Paulo, após sofrer um acidente vascular cerebral.

“A família Lula da Silva agradece todas as manifestações de carinho e solidariedade recebidas nesses últimos 10 dias pela recuperação da ex-primeira-dama Dona Marisa Letícia Lula da Silva. A família autorizou os procedimentos preparativos para a doação dos órgãos”.

A mensagem foi publicada depois do último boletim emitido pelo hospital, divulgado às 10h25 desta quinta-feira. “Na manhã de hoje foi realizado dopler transcraniano, sendo identificada ausência de fluxo cerebral”, informa a nota do Sírio-Libanês. Em seguida, o boletim confirma que, “diante do resultado, com autorização da família, foram iniciados os procedimentos para doação de órgãos”.

A ex-primeira dama passou mal no apartamento em que mora em São Bernardo do Campo, no ABC paulista, no dia 24 de janeiro. Ela foi imediatamente levada a um pronto-socorro local, onde foi constatado o AVC. Em seguida, a mulher de Lula foi transferida de ambulância para o Sírio-Libanês, na capital paulista. Ela chegou ao local inconsciente.

C3qTeQCWQAA5Dy-

Após passar por uma operação para estancar o sangramento no cérebro, dona Marisa foi conduzida à UTI, onde continua até esta quinta-feira. Sua morte não foi declarada oficialmente, mas o hospital informou que o quadro em que ela se encontra é irreversível.

A ausência de fluxo cerebral já havia sido informada na noite desta quarta-feira, quando o cardiologista Roberto Kalil Filho disse que o quadro da ex-primeira dama era irreversível. Ela estava sedada e respirava com ajuda de aparelhos, de acordo com o médico. Familiares de Dona Marisa passaram a noite no hospital, acompanhando sua situação.

Veja a íntegra da nota divulgada pelo Sírio-Libanês às 10h25:

“A paciente Marisa Letícia Lula da Silva permanece inalterada na UTI do Hospital Sírio-Libanês. Na manhã de hoje, foi realizado Doppler transcraniano, sendo identificada ausência de fluxo cerebral.

Diante do resultado, com autorização da família, foram iniciados procedimentos para doação de órgãos.”

16298784_1213818095353855_8365920143853640888_n

Aos poucos, amigos da família vão chegando ao local. Os senadores Humberto Costa, Gleisi Hoffmann e Lindbergh Farias entraram pela portaria do Sírio Libanês há poucos minutos, mas não quiseram dar declarações. Um grupo de cerca de dez militantes do PT se reúnem na porta do Hospital Sírio Libanês aguardando informações sobre a ex-primeira-dama.

Uma mulher, que não foi identificada, teve que ser retirada por seguranças da porta de entrada do Hospital Sírio Libanês por ter supostamente comemorado o estado de saúde irreversível da ex-primeira dama Marisa Letícia. A mulher foi hostilizada por apoiadores do PT e do ex-presidente Lula, que a xingaram de golpista e tentaram agredi-la. Ele deixou o local em seguida.

48711094_PA-05-03-2016Sao-Bernardo-Dilma-chega-na-casa-do-Lula-DilmaLula-e-Marisa-acenam-na

A deputada federal Benedita da Silva (PT-RJ) anunciou no plenário da Câmara dos Deputados o falecimento da ex-primeira dama. Em seguida, Benedita pediu um minuto de silêncio, que foi encerrado com aplausos dos parlamentares. Miro Teixeira (Rede-RJ) pediu que fosse aprovada uma moção de condolências ao ex-presidente Lula.

Nas redes sociais, o deputado federal Paulo Pimenta (PT) postou uma imagem em que presta homenagens à ex-primeira-dama. Os deputados Ivan Valente e Jean Wyllys (Psol) também prestaram condolências aos familiares com mensagens publicadas na web.

Fonte: oglobo.globo.com

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

verificação *

scroll to top