O projeto de Coleta Seletiva Solidária, promovido pela Prefeitura de Porto Velho, através da Secretaria Municipal de Serviços Básicos (Semusb), já abrange 15 conjuntos residenciais de Porto Velho. Implantado no ano passado, o sistema tem apresentado bons resultados e vem sendo ampliado.
A coleta seletiva diferenciada é um sistema de recolhimento de resíduos sólidos recicláveis baseada nas Leis 2.018/2012 e Lei 2.025/2012, que dispõe sobre a implantação de coleta seletiva nos condomínios. Constam na lista de contemplados o Residencial San Matheus, Residencial Total Vile I, Residencial Total Vile II, Residencial Vilas do Madeira I, Residencial Vilas do Madeira II, Residencial Veredas do Madeira, Residencial Pinhais I, Residencial Pinhais II, Residencial Cujubim, Residencial Volpi, Condomínio Santa Bárbara, Condomínio Orgulho do Madeira, Condomínio São Paulo e os mais recentes a integrar o sistema, o Residencial Águas do Madeira e Residencial Brisas do Madeira, que passaram a receber esse mês a coleta diferenciada.
A coordenadora do programa, Hellen Duarte, da Secretaria Municipal de Serviços Básicos (Semusb), explicou que qualquer conjunto pode receber coleta seletiva, que acontece sempre as terças-feiras, a partir das 14h. Antes é preciso passar por algumas etapas como a adaptação com recipientes adequados e a educação, onde o cidadão é orientado sobre como separar os resíduos de maneira correta. A conscientização é feita por meio de folderes e palestras realizadas em assembleias com os moradores que aprendem que o lixo seco, possível de reaproveitamento, como latas, papéis, plásticos e vidros, devem ser armazenados em sacos plásticos na cor azul e os resíduos úmidos, em sacos na cor preta.
O material recolhido pela Marquise, empresa prestadora do serviço de coleta de lixo da capital, é encaminhado a Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis de Rua de Porto Velho (Asprovel),em comum acordo com a Associação de Catadores de Materiais Reciclados de Rondônia — Unidos pela Vida e a Associação Cata Norte. Das três, por enquanto, só Asprovel, está toda legalizada e tem um centro de triagem.
Para solicitar o serviço de Coleta Seletiva diferenciada no seu condomínio, o responsável pode ligar no 0800 647 1391 ou enviar um e-mail para coletaseletivaportovelho@gmail.com e verificar a viabilidade para iniciar o processo de implementação da coleta seletiva.
Fonte: Comdecom / Renata Beccária
Fotos Semusb