Carteira de Trabalho Digital: Porto Velho já tem

carteira_de_trabalho_eletronica_nova_modelo_.jpg

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Socioeconômico e Turismo (Semdestur), por meio do Sistema Nacional de Emprego (Sine Municipal), realizou na manhã desta sexta-feira (22) a cerimônia de lançamento da nova Carteira de Trabalho e Previdência Social, a CTPS-Digital.


De acordo com as explicações de Rosevaldo da Silva, coordenador do programa CTPS-Digital, a nova Carteira de Trabalho oferece vantagens em relação à antiga. Há mais agilidade na emissão, tanto de primeira como de segunda via, e existe também total gratuidade na emissão, já que nem mesmo com fotografia o trabalhador precisará desembolsar algum valor. A fotografia será tirada no momento da solicitação, quando também serão coletadas a impressão digital e a assinatura digital do requerente.
A mudança significa um passo dado no projeto do Governo Federal de integrar serviços aos trabalhadores com a implantação de um sistema de dados para o Portal Mais Emprego, que permitirá a conferência de requerimentos de abono salarial e Seguro de Desemprego, certidão negativa de débitos com o Ministério do Trabalho e Emprego e ofertas de vagas de trabalho e de cursos de qualificação profissional. O projeto é também o de obter a interligação da Receita Federal, Justiça Eleitoral e Caixa Econômica Federal.


Com a nova CTPS-Digital, o trabalhador já poderá constar em um mesmo documento os números do CPF, do RG, do Título de Eleitor e da Carteira de Trabalho. “Se a pessoa chegar a perder seus documentos pessoais, num mesmo banco de dados tudo poderá estar registrado. Por enquanto, a maior vantagem é mesmo a da agilidade, pois o que demorava quinze dias passará a ser feito em três dias, e também a gratuidade dos serviços, mas em breve, porém, haverá mais avanços no projeto do Governo e a CTPS-Digital poderá proporcionar outras vantagens”, disse Rosevaldo.

 Para os casos de segunda via continuam os mesmos procedimentos. A pessoa deverá registrar Boletim de Ocorrência Policial sobre perda ou roubo do documento, a fim de requerer uma nova carteira.  O Sine municipal atende de vinte e cinco a trinta pessoas diariamente, em média, mas com o novo sistema a tendência será haver aumento de demanda, já que tudo será mais ágil. “Estamos preparados para o aumento de trabalho, porque sendo tudo mais rápido, o fluxo de pessoas deverá também aumentar. Para requerer a CTPS-Digital é obrigatório trazer um documento com foto, a Certidão de Nascimento ou de Casamento e o CPF. Com três dias o trabalhador já estará com sua carteira em mãos”, afirmou o coordenador.

Fonte: Comdecom /Renato Menghi

Fotos: Roseval Guzo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

verificação *

scroll to top