Brasil é o País mais atingido por raios: são 50 milhões por ano

Raio.jpg

O Brasil é o local mais atingido por raios no mundo: são 50 milhões por ano. E muitos casos são registrados em praias. Esse fenômeno tem causado mortes no País. No dia 1, um turista que estava em Angra dos Reis, no Litoral Sul do Estado do Rio de Janeiro, morreu depois de receber uma descarga elétrica na beira da praia.

Um especialista explicou que tantos raios caem por aqui por causa da extensão do País e, principalmente, em função do clima tropical, que ajuda na formação de tempestades. De acordo com o último levantamento do INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), 1.789 pessoas morreram no Brasil nos últimos 15 anos. Cinco em cada cem casos acontecem na praia. A instituição prevê um aumento de pelo menos 20% na quantidade de raios no Brasil neste verão, em decorrência do El Niño, que muda a circulação do ar no planeta e provoca seca em um canto e aumenta as tempestades no outro.

“Não se deve ir para a água, porque geralmente você é o ponto mais alto. Estando na praia, a melhor coisa para buscar proteção é um carro fechado, porque dentro de um carro de metal você estará protegido, ou um estabelecimento totalmente fechado”, disse o especialista em raios Jeferson Alves.

O fenômeno também é registrado no campo e na cidade. Dentro de casa igualmente é preciso ter cuidado. Nesse caso, o perigo está em usar aparelhos ligados na tomada, como computador.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

verificação *

scroll to top