Dia do selo é marcado por exposição

100816-SELO.jpg

Em comemoração ao dia do selo, em 01 de agosto, os Correios estão realizando, durante todo o mês, uma exposição filatélica na agência central da capital. A mostra também faz alusão aos 38 anos do Clube Filatélico Marechal Rondon em Porto Velho e possui selos que contam a história do Estado.

A exposição retrata os mais variados temas através de selos, que são o grande símbolo dos correios. Dentre as peças é possível encontrar o selo “olho de boi” que foi o primeiro selo do Brasil e o segundo do mundo.

A exposição traz diferentes temas que contam a história de Rondônia. “Com o tema da Marinha do Brasil, toda retratada em selo, a história do olho do boi, primeiro selo do Brasil, que na verdade são 3 selos, ele só modifica pelo valor dele, 30 e 60 réis para postagem de carta nacional e 90 réis para postagem internacional”, informou Arlan dos Santos Argolo, presidente do Clube Filatélico Marechal Rondon.

A temática da fauna e flora da região, cavalos de raça e danças regionais também são temas retratados na exposição. “Resgata a história e a cultura que se escreve através da filatelia. Muitas informações são obtidas através dos selos e retratam a realidade das regiões”, enfatizou José Carlos Fosqueira, diretor-regional dos Correios em Rondônia.

O selo é uma forma de cobrança pelo serviço de entrega e foi instituído no País em 1843. “O Brasil foi o segundo país do mundo a emitir o selo. Esse mês é especial porque o selo é um símbolo dos Correios e cada vez mais estão sendo produzidos. Só este ano foram 56 milhões”, afirmou o diretor. Alguns deles são comemorativos e podem mudar anualmente para uma circulação de até dois anos. “Cada ano tem um, depende do motivo com vários temas. A emissão de selo da série é uma vez por ano”, destacou José.

Fonte: Assessoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

verificação *

scroll to top