A Prefeitura Municipal de Porto Velho, por meio da secretaria de Assistência Social, em parceria com o 1º BPM, sob coordenação do comandante Tenente Coronel Alcântara, já estão com as tratativas prontas para a criação da Guarda Mirim – GM no município de Porto Velho. A Guarda Mirim já existe em 27 municípios de Rondônia.
As Zonas Sul e Norte, inicialmente, serão a área territorial de Porto Velho de abrangência da GM. Essas Zonas estão sob a assistência social dos Centros de Referência – CRAS Dona Cotinha ( Sul) e Elizabeth Paranhos ( Norte) da Coordenadoria de Proteção Social Básica da Semas, que darão suporte e acompanharão o projeto. O projeto da GM de Porto Velho, denominado “Projeto Criança Cidadã”, foi elaborado pelo psicopedagogo Wanderley Batista, que irá acompanhar a implantação e execução do mesmo.
O secretário municipal de Assistência Social, Solano Ferreira, já destinou o prédio do antigo posto de saúde do bairro Areal da Floresta para a sede da GM de Porto Velho. A Guarda Mirim iniciará com 120 alunos.
O Tenente Coronel Alcântara, comandante do 1º BPM de Porto Velho, levou, na semana passada, a coordenadora de Proteção Social Básica, Geane Lopes, e a assistente social , Elza Valadares da Semas, para conhecer as instalações e o funcionamento da Guarda Mirim – GM em Ariquemes.
Alcântara foi um dos fundadores da GM em Ariquemes, Monte Negro e Cacaulândia, quando foi Comandante do 7º BPM de Ariquemes, destacando a importância de ações da polícia no trabalho preventivo. “ Foi uma visita proveitosa, uma vez que, tivemos a oportunidade de ver como funciona a GM em Ariquemes e ainda, junto de quem implantou o projeto que foi o Tenente Coronel Alcântara, e melhor ainda, que vamos tê-lo como parceiro, como comandante do 1º BPM de Porto Velho, na implantação da nossa Guarda Mirim” , disse Geane Lopes.
Solano Ferreira, o secretário de Assistência Social de Porto Velho, disse que está dando todo apoio para a implantação da Guarda Mirim – GM em parceria com o 1º BPM, sob coordenação do comandante Tenente Coronel Alcântara. “ É um projeto que objetiva a efetivação dos direitos sociais, acompanhando o adolescente e sua família, de acordo com seus direitos e deveres, buscando soluções e intermediando meios para oferecer ajuda através da orientação, informação e encaminhamentos”, observou o secretário.
Fonte: Comdecom / Adaides Batista