Teste aponta irregularidades em seis marcas de água de coco


Em um novo teste de qualidade realizado pela Proteste, seis marcas de água de coco – Do Bem, Kero Coco, Obrigado, Coco do Vale, Sococo e Ducoco – foram avaliadas quanto à presença de conservantes, quantidade de sódio, adição de açúcar e a veracidade das informações nas embalagens. De acordo com os resultados divulgados, todos os produtos testados apresentaram algum tipo de irregularidade.

Informações na embalagem

Entre as seis marcas avaliadas, três tiveram resultado negativo em relação à veracidade de informações apresentadas nos rótulos – Sococo, Ducoco e Coco do Vale. Segundo a Proteste, a Sococo alega na embalagem se tratar de um produto natural, mas contém nos ingredientes sacarose e metabissulfito de sódio, que pode causar crises em pessoas asmáticas.

As marcas Coco do Vale, Ducoco e Sococo apresentaram variação entre a quantidade de sódio apresentada no rótulo e no produto superior aos 20% permitidos pela legislação. Enquanto a Coco do Vale e a Ducoco tiveram mais de 30% de diferença para sódio e potássio do que o informado na embalagem, a amostra da Sococo apresentou 64%  de sódio a menos do que constava no rótulo.

A única marca que obteve resultado positivo quanto à veracidade foi a Obrigado, que alega não adicionar açúcar e conservantes à água de coco.

Data de fabricação

O teste revelou ainda que quatro das marcas avaliadas não indicaram a data de fabricação na embalagem. Foram elas Coco do Vale, Ducoco, Kero Coco e Obrigado. Apesar de essa informação não ser obrigatória por lei, permite que o consumidor opte por produtos que tenham sido fabricados há menos tempo.

Modo de conservação

Orientações sobre o armazenamento correto dos produtos foi outra informação negligenciada por duas das marcas. De acordo com o teste, a Obrigado e a Do Bem, além de omitirem orientações sobre o armazenamento do produto,  não alertam sobre os riscos à saúde quando essas indicações não são seguidas, como prevê a lei.

0 Comentário

Nenhum comentário

Seja o primeiro

Deixe um comentário

Ao clicar em ENVIAR, aguarde nossa avaliação