Previsão de chuva na passagem de ano em Rondônia e boa parte do País

reveillon-chuva.jpg

O ano de 2015 termina com características típicas do verão no Brasil: ar abafado e úmido por quase todo o país. O calor úmido será responsável pela formação de grandes nuvens que poderão provocar pancadas de chuva com raios na última noite de 2015 em grande parte do país. Para a ajudar a formar estas nuvens, um forte sistema de baixa pressão continua atuando sobre o Sul do Brasil. Um VCAN (vórtice ciclônico em altos níveis a cerca de 10 km de altitude) vai ajudar a formar nuvens sobre parte do Nordeste e do Norte. A primeira frente fria de 2016 chega no primeiro dia de um novo janeiro, que diferente dos últimos dois anos, promete chuva e não seca, será quente, mas não com o calor extremo.

Em Rondônia, o último dia de 2015 e o início de 2016 deve se manter nublado e com possibilidade de chuvas e trovoadas no período da tarde e noite para as regiões atendidas pelo Centro Regional de Porto Velho do Sipam (Sistema de Proteção da Amazônia).

As áreas de instabilidades seguem atuando em todo o Estado neste 31 de dezembro de 2015. A previsão para o centro sul do Estado é de céu parcialmente nublado a nublado com pancadas de chuvas e trovoadas principalmente no período da tarde e noite. Nas demais áreas, incluindo Porto Velho, o sol deve aparecer sempre entre nuvens ao longo do dia e a previsão é de céu nublado com pancadas de chuvas entre tarde e noite. Para capital, a temperatura deve oscilar entre 22 e 31ºC, sendo que a maioria dos modelos de previsão não indica chuva para o horário da virada do ano.

No Acre, o sol deve aparecer sempre entre nuvens ao longo do dia. A previsão para todo o Estado, incluindo a capital Rio Branco, é de céu nublado com pancadas de chuvas e trovoadas. Estas chuvas poderão cair a qualquer hora no oeste acriano e deverão ser mais concentrada no período da tarde e da noite na parte leste do estado. Na maioria das cidades do Acre a temperatura máxima não  deve ultrapassar os 30ºC.

Previsão trimestral – De acordo com a Divisão de Meteorologia, nos três primeiros meses do próximo ano, as temperaturas deverão se manter elevadas, acima do padrão climatológico dos estados do Acre, Rondônia e Mato Grosso. E as chuvas ficarão abaixo do normal para o primeiro trimestre de 2016 no centro e norte de Rondônia, e no norte, noroeste e nordeste do Mato Grosso. E para o Acre e o oeste de Rondônia as precipitações deverão ser de normal a ligeiramente acima do padrão climatológico ao que é normalmente registrado nos meses de janeiro, fevereiro e março.

Fonte: Sipam/Rosália Silva e Climatempo/ Josélia Pegorim

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

verificação *

scroll to top