Prefeitura substitui mais de 20 mil lâmpadas nos bairros e nos distritos


A prefeitura de Porto Velho realizou serviços de manutenção em mais de 20 mil pontos de iluminação somente este ano, na Capital e nos distritos. De acordo com o presidente da Empresa Municipal de Desenvolvimento Urbano (Emdur), Gerardo Martins, responsável pelas ações, quase 100% dos locais que precisavam de reparos já foram atendidos, mas o trabalho continua.
Conforme dados disponibilizados pela Emdur, foram trocadas 7.301 lâmpadas na zona Leste, 3.905 na região Sul, 3.733 no setor Norte, 3.233 nas avenidas principais, 1.977 nos espaços públicos e 1.895 nos distritos, totalizando 22.044 lâmpadas substituídas.
Também foram realizadas 996 implantações em locais que durante décadas ficaram completamente às escuras, mas que agora os moradores podem desfrutar da iluminação pública e, consequentemente, de mais segurança. Foram 372 na zona Leste, 229 no setor Norte, 190 na região Sul, 115 nos distritos, 74 em vias principais e 16 em espaços públicos.
Martins informa que as 20 equipes da Emdur trabalharam em todos os bairros de todas as regiões de Porto Velho. “Infelizmente ainda existem vários pontos onde não existe a rede baixa, por isso não tivemos como atender a comunidade”, lamenta Gerardo Martins. Ele acrescentou que este ano contou com mais equipamentos e por isso a cidade e os distritos estão bem mais iluminados.
Em 2014, segundo Martins, foram substituídos 23.283 pontos de iluminação, o que significa 1.239 a mais que em 2015. Mesmo assim, pouco mais de 80% da Capital foi atendida naquele ano. Um dos motivos é que a Emdur conta atualmente com mais equipamentos, resultado dos investimentos feitos pela gestão do prefeito Mauro Nazif. “´Nunca é demais lembrar que em 2013 pegamos a Emdur completamente falida. Hoje, a realidade é bem direfente”, disse.
E por falar em equipamentos, a autarquia municipal conta atualmente com sete caminhões para os serviços de reparos e implantações. Em breve, mais dois serão entregues. Foram adquiridos, ainda, um caminhão “munk”, uma escavadeira de pequeno porte, um caminhão três quarto, uma Van e seis carros pequenos, cinco deles com escadas para atender aos eletricistas, caso algum caminhão equipado com braço mecânico e cesto apresente problemas. “Nosso trabalho não pára”, afirma o presidente da Emdur.
Avanços
Para 2016, conforme Gerardo Martins, o objetivo é avançar ainda mais nos serviços de manutenção e implantações no sistema de iluminação pública em todo Município. Além disso, a Emdur deverá atuar também na construção de meio-fio e calçadas. “Estamos nos equipando e nos preparando para esses novos desafios”, comentou.
Outro grande desafio para 2016, será trocar a iluminação convencional de várias ruas por lâmpadas de Led. Na primeira etapa, avenidas como Carlos Gomes, Dom Pedro II, Almirante Barroso, Calama, Abunã, Amazonas, Nações Unidas, Sete de Setembro, Pinheiro Machado, Jatuarana, Farquar e Campos Sales terão essa iluminação diferenciada. “Se as lâmpadas chegarem a tempo vamos iniciar ainda este ano”, finalizou.
Fonte: Comdecom /  Augusto José
Fotos Arquivo

0 Comentário

Nenhum comentário

Seja o primeiro

Deixe um comentário

Ao clicar em ENVIAR, aguarde nossa avaliação