Deputados garantem que concursos públicos devem divulgar gabaritos com justificativas


Atendendo orientação do deputado Anderson do Singeperon (PV), os colegas deputados derrubaram o veto do governador Confúcio Moura (PMDB), na sessão ordinária de terça-feira (21), para obrigar concursos públicos realizados pelos órgãos e entidades do Estado de Rondônia a divulgar os gabaritos acompanhados da justificação de cada resposta apontada pela banca examinadora.

Anderson observou no Projeto de Lei nº 502/16, de autoria da saudosa deputada Lúcia Tereza, os benefícios por maior proteção e transparência aos milhares de candidatos que prestam concursos públicos para melhorar de vida.

“Vimos atender a reivindicação da comunidade de milhares de concursandos que agora terão maior transparência na conferência das respostas divulgadas pelas bancas”, ressaltou o deputado.

Ao vetar a proposta, o governo estadual alegou que o projeto deveria ser de iniciativa do chefe do Poder Executivo, ao considerarem que a matéria trata de servidores públicos, provimento de cargos e organização administrativa de modo geral.

No entanto, Anderson convenceu seus pares de que o projeto versa sobre a justificativa das respostas das provas de concurso público. “Estamos falando de meros candidatos a cargo público e não sobre servidores públicos, cargos ou qualquer tema semelhante”, concluiu.

Fonte: ALE/RO – DECOM

0 Comentário

Nenhum comentário

Seja o primeiro

Deixe um comentário

Ao clicar em ENVIAR, aguarde nossa avaliação