Cofen e Capes firmam convênio para mestrado profissional


O presidente do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), Manoel Neri, e o presidente da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Abílio Neves, firmaram convênio para a criação do maior programa de mestrado profissional do Brasil. Serão financiadas 100 vagas gratuitas anuais em diversas universidades, ao longo de cinco anos, totalizando 500 vagas.

cofen-materia

“Este convênio inaugura uma nova etapa de relacionamento da Capes com os órgãos de fiscalização profissional”, afirmou o presidente da Capes, destacando a importância do convênio para o fortalecimento dos programas de mestrado profissional no Brasil. “Este apoio acontece tanto por meio do financiamento, quanto pela participação na concepção e avaliação dos cursos”, complementou.

Com o mestrado, o Cofen almeja reduzir o descompasso entre a mão de obra qualificada existente e as necessidades da Saúde Coletiva, fortalecendo o Sistema Único de Saúde (SUS). O projeto tem foco na Sistematização da Assistência e na Implementação do Processo de Enfermagem. É voltado para enfermeiros com vínculo empregatício em estabelecimentos assistenciais de saúde da rede pública municipal, estadual e federal, e também nas instituições privadas e filantrópicas que prestem serviços ao SUS.

“Acreditamos que a boa formação é essencial para a qualidade da assistência e valorização da Enfermagem. Tornar possível o maior programa de mestrado profissional do Brasil é um orgulho de nossa gestão e retorno da contribuição dada pelo profissional ao Sistema Cofen/Conselhos Regionais”, ressaltou Manoel Neri. O Cofen, com este convênio, contribui para o desenvolvimento e fortalecimento da profissão e para melhoria da qualidade da assistência de Enfermagem prestada à população brasileira, contribuindo também para o fortalecimento do SUS.

Universidade podem ser inscrever em dezembro – As vagas serão oferecidas por meio de parcerias com programas de mestrado profissional de todo o Brasil. O edital para seleção das Universidades será lançado em 2 de dezembro, e as instituições terão prazo de 45 dias para apresentarem candidaturas à Capes.

Fonte: Assessoria

0 Comentário

Nenhum comentário

Seja o primeiro

Deixe um comentário

Ao clicar em ENVIAR, aguarde nossa avaliação