Vôos internacionais solicitam que passageiros cheguem com 6 horas de antecedência

190816-RIO-GALEAO.jpeg

A concessionária Rio Galeão recomenda que os passageiros de voos internacionais cheguem ao aeroporto Galeão/Antonio Carlos Jobim com 6 horas de antecedência na segunda (22), dia de maior fluxo de saída do Rio após a Olimpíada.

Para os passageiros de voos nacionais, a sugestão é que cheguem com pelo menos duas horas de antecedência, para evitar transtornos na hora do embarque.

A concessionária espera até 85 mil passageiros na segunda, mais do que o dobro da média, de 40 mil por dia. Será o maior fluxo da história do aeroporto.

“A Olimpíada é um evento único e nenhum aeroporto do mundo está preparado para todo esse fluxo”, disse o gerente de operações da Rio-Galeão, Carlos Rodriguez.

A concessionária divulgou nesta sexta (19) um esquema especial de embarques, que inclui uma série de eventos no aeroporto, para atrair os passageiros mais cedo.

A prefeitura do Rio decretou feriado na segunda, também para evitar transtornos na saída de turistas e atletas da cidade.

Segundo Rodriguez, as empresas aéreas já se comprometeram a abrir os balcões de check in mais cedo para reduzir os riscos de longas filas.

Além disso, devem antecipar a chegada das tripulações, para iniciar o embarque mais cedo.

Dentro da área restrita, haverá shows de escolas de samba, de bossa nova, food trucks e outras atrações para entreter os passageiros durante a espera.

O fluxo de saída de aeronaves vai se concentrar no fim do dia, a partir das 16h, com pico às 19h. São esperadas 86 saídas, das quais 46 são de voos charter, fretados especialmente para levar turistas e atletas após os jogos.

No dia 22, o Galeão recebe ainda o primeiro voo comercial do maior avião em operação, o Airbus 380, da frota da companhia francesa Air France.

Com capacidade para 516 passageiros, o voo deve levar a delegação francesa, além de turistas.

Rodriguez disse que a estrutura do aeroporto será reforçada com 10 aparelhos de raio-X adicionais, além de 2 scanners de corpo. A área de controle de passaporte da Polícia Federal ganhará 12 balcões extras.

CHECK IN REMOTO

A organização da Olimpíada vai instalar também um posto remoto de check in na Vila Olímpica, com 65 balcões, para agilizar o embarque dos atletas.

De lá, as malas seguirão diretamente para o pátio do aeroporto e os atletas poderão ir direto para o raio-X que leva à área de embarque.  A concessionária prevê que 7,5 mil atletas deixarão a cidade na segunda, com 28 mil bagagens.

“Os atletas costumam carregar muita bagagem e a vantagem é que todo esse fluxo não passará pelo saguão do aeroporto”, disse.

Ele citou como exemplo um voo que saiu nesta sexta (19) com 56 atletas e cerca de 950 peças de bagagem, quando o normal para o mesmo tipo de aeronave, são cerca de 500.

Fonte:  Folha

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

verificação *

scroll to top