Uma equipe de voluntários da Cruz Vermelha Rondônia acompanhou as ações desenvolvidas pela secretaria municipal de Assistência Social Semas e da secretaria municipal de Programas Especiais e Defesa Civil, Sempedec, na viagem do barco que levou várias ações sociais aos ribeirinhos ao longo do Baixo Madeira. O barco também levou alguns artigos de primeira necessidade como fardos de água mineral, Kits de higiene, mosqueteiros e cestas básicas.
Entre distritos e comunidades o barco da assistência passou por 12 localidades como Cavalcante, Boa Fé, Santa Catarina, Bom Fim, Bom Boá, Conceição da Galera, Terra Caída, Tira Fogo, São José, Conceição, Calama e Demarcação.
A Semas também realizou o mapeamento socioeconômico das famílias, fazendo o Cadastro Único (CadÚnico), para emissão de benefícios essenciais como auxílio aluguel. Nesta atividade a equipe da Cruz Vermelha Rondônia pode colaborar na organização e no registro dos dados das famílias ribeirinhas.
A equipe da Cruz Vermelha Rondônia foi solicitada para auxiliar em todas as atividades possíveis e na oportunidade, também foi aproveitada com pequenas palestras sobe as orientações de prevenção a várias doenças. O presidente da CVR, Elias Santana fez questão de agradecer o convite do secretário Solano Ferreira e se colocou a disposição para outras atividades. “Nós ainda somos poucos, nossa estrutura ainda precisa melhorar e muito, para que possamos ajudar mais e melhor, mas acreditamos que com a força de vontade de cada um dos nossos voluntários, a quem eu agradeço imensamente pelo trabalho realizado no Baixo Madeira, nós vamos crescer. Basta que o Poder Público nos ajude e passe a nos olhar como parceiros. Temos muito a colaborar,” disse o presidente.
Fonte: Cruz Vermelha / Nara Vargas