Voluntários da Cruz Vermelha Rondônia participaram na manhã deste domingo, 28, das atividades realizadas pela Secretaria Municipal de Assistência Social – Semas, na Vila de Nova Aliança que também envolveu os moradores do Distrito de São Carlos.
Durante toda a manhã os moradores destas localidades participaram de várias atividades focadas ao controle da proliferação do mosquito aedes aegypty causador da Dengue, Chikungunya e Zika.
As voluntárias da Cruz Vermelha Rondônia, a Assistente Social Tânia Ouvidio levou aos moradores uma palestra sobre Conscientização Ambiental e a acadêmica de Enfermagem Daniela Tamar falou sobre as doenças transmitidas pelo aedes aegypty.
A Perita Ambiental Elizete Luz que também é voluntária da CVR cadastrou, juntamente com sua equipe, várias pessoas já para a próxima Formação Básica Institucional – FBI, que será realizada na própria localidade. “É importante que nós tenhamos voluntários da Cruz Vermelha Rondônia que sejam capacitados e que morem nos municípios, nos distritos, nas vilas e em todas as localidades possíveis. Isso fará com que a assistência da CVR cheque mais rápido quando for preciso, facilitando a nossa logística também”, lembrou voluntária.
O presidente da Cruz Vermelha Rondônia, Elias Santana considerou a participação da CVR em mais esta ação da Semas, como uma oportunidade de retribuir a parceria estabelecida com a Secretaria de Assistência Social. “A Semas foi uma das instituições que nos abriu as portas. Hoje nós temos duas salas para funcionar nossa administração no prédio da Defesa Civil, graças ao apoio do secretário Solano Ferreira. Então, poder contribuir com esse trabalho que nós vimos hoje nesta localidade estabelece nossa gratidão e a certeza de que muitas outras ações serão realizadas através desta parceria” disse o presidente.
Na oportunidade, Elias Santana também lembrou que a Cruz Vermelha Rondônia ainda precisa muito do apoio do poder público. “Para poder participar desta atividade, nós viemos de carona com a Defesa Civil. Tenho certeza de que poderíamos contribuir muito mais se nós tivéssemos uma logística básica. Mas isso não nos desestimula. Vamos fazer um trabalho ainda melhor, servindo a nossa causa que é a ajuda humanitária, onde formos convocados” disse.
A Semas também realizou o cadastro do Bolsa Família, atendimento odontológico em parceria com a Faculdade São Lucas, corte de cabelos pelos profissionais do Senac e vacinação pelos técnicos da Semusa. A coordenação das atividades foi realizada através dos profissionais e técnicos dos Centros de Referência de Assistência Social – CRAs. A Defesa Civil do município foi representada pelo coordenador Marcelo Santos e sua equipe.
Fonte: falandoaverdade / Nara Vargas