Veja cinco dicas para se proteger de raios nos temporais

Raio-777x437-210216.jpg

A cada 50 mortes causadas por raios, uma ocorre no Brasil.

Especialistas explicam que tantas descargas elétricas caem no País por causa de sua extensão territorial e, principalmente, em função do clima tropical, que ajuda na formação de tempestades. A maior incidência de raios ocorre na primavera e no verão, sendo várias registradas em praias: cinco em cada 100 casos.

A cada 50 mortes causadas por descargas elétricas vinda dos céus no mundo, uma ocorre no Brasil. De acordo com o último levantamento do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, 1.789 pessoas morreram no País nos últimos 15 anos. Há, contudo, alguns cuidados que podem ser tomados para diminuir o risco de ser atingido por raios.

Ficar longe da água.
A água é um condutor de eletricidade e atrai os raios. Por isso, lugares como piscinas e lagoas devem ser evitados durante temporais. Confira.

Locais descampados.
Fuja de locais abertos como praias, campos de futebol ou plantações. Procure abrigo em construções de alvenaria, como casas ou prédios, mas evite ficar perto das janelas. Caso não tenha um lugar seguro por perto, o ideal é se deitar no chão e esperar a tempestade passar.

Interior de veículos.
O interior do carro é um local protegido dos raios. No entanto, o ocupante não deve tocar em áreas de metal para evitar sofrer descarga elétrica.

Árvores ou guarda-sóis.
Fique longe de árvores e de guarda-sóis. Ambos servem como para-raios natural, o que aumenta os riscos, em casos de temporais.

Chuveiro e aparelhos eletrônicos.
Em caso de temporais com raios, não tome banho em chuveiro elétrico. Aparelhos eletrônicos também devem ser desconectados da tomada para evitar choques e danos aos equipamentos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

verificação *

scroll to top