Confusão e tumulto no cadastro do Programa Minha casa, Minha vida”

030716-MINHA-CASA-MINHA-VIDA.jpg

Como em todos os outros dias de inscrição no programa social Minha Casa, Minha Vida, o quarto dia de atendimento, também teve tumulto e confusão na hora da abertura dos portões e distribuição das senhas. Diariamente 700 pessoas estão sendo atendidas no Bingool Club, localizado na avenida Rogério Weber, mas a demanda é muito superior, e por isso os interessados em realizar o cadastro tem dormido na fila e enfrentado o empurra-empurra todos os dias. Esse tumulto também estava acontecendo nos Centros de Referência e Assistência Social (Cras) para realização do Cadastro Único (CadÚnico), que não é mais obrigatório no momento do cadastro no programa da casa própria.

A Polícia Militar está dando suporte no momento da abertura dos portões e também no atendimento interno porque todos os dias muitas pessoas tentam passar na frente daqueles que há dias estão dormindo na fila. “Estamos orientando para separar as prioridades, eu entrego 210 senhas prioritárias por dia e mais 490, somando 700 senhas”, afirmou José Carlos Gadelha, coordenador de habitação do Estado de Rondônia. Segundo ele, caso o número de prioridades seja menor que o número de senhas, elas imediatamente passam para os próximos da fila que seriam atendidos no dia seguinte. “Quem está forçando a barra diariamente aqui no portão, sem ter ido para fila é que causa o tumulto”, frisou.

O atendimento se estende no final de semana e também no feriado do dia 7 de setembro. “O esforço é grande, são 300 servidores para fazer este atendimento. […] Na parte interna não tem reclamação das pessoas o processo é lento mas estão tendo paciência”, relatou o coordenador. A quantidade de pessoas em busca da casa própria é muito grande e reflete uma demanda habitacional reprimida em Porto Velho. “Apesar de todo o esforço do governo que está com mais de 12 mil unidades só em Porto Velho, incluindo estas 2.512 que serão sorteadas, ainda tem muita demanda, a fila lá fora ainda é grande”, admitiu Gadelha.

A previsão é de cadastrar 7 mil pessoas até a próxima quinta-feira. “Esta é uma parceria do governo do Estado com a prefeitura de Porto Velho. O Estado tem 2.512 apartamentos para serem sorteados, no Residencial Morar Melhor, no bairro Aeroclube e 240 da prefeitura no bairro Socialista”, informou José Carlos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

verificação *

scroll to top