Na próxima quinta-feira, dia 10, a Prefeitura de Porto Velho reúne no Teatro Banzeiros, a partir das 14h, os sorteados para o empreendimento Porto Madero I, localizado na Ra Humaitá, Bairro Socialista, através de uma parceria entre o Governo do Estado e a Secretaria Municipal de Regularização Fundiária e Habitação (Semur), dentro do programa Minha Casa, Minha Vida.
A reunião vai tratar da preparação para o sorteio dos endereços das 304 unidades de apartamentos em fase de acabamento, que acontece dia 22, em local ainda a ser definido. De acordo com a secretária da Semur, Márcia Luna, o encontro faz parte de um projeto social com os beneficiários. Ela explica que as famílias são acompanhadas durante 6 meses após a ocupação. “Nós os ajudamos a formar associação, a se organizarem, orientamos sobre o uso correto das instalações elétricas e hidráulicas, enfim, nessa conversa de preparação damos as primeiras instruções de como conviver em comunidade, apresentando as regras básicas de um condomínio e também mostrando a eles as fases em que ainda vão passar, responsabilidade de cada contemplado e as consequências das eventuais fraudes”, detalhou Luna.
Feita a reunião e o sorteio dos endereços, começa a etapa de vistoria dos imóveis. É durante o processo que o apartamento é avaliado para identificação de possíveis avarias e consertos antes da entrega das chaves. “Essa fase retarda um pouco a entrega, mas é importante para que tudo seja entregue em perfeitas condições ao usuário”, disse a secretária.
Cidade de Todos IX
A Semur trabalha ainda para realizar a entrega das chaves aos 240 sorteados para o residencial Cidade de Todos IX, situado na Rua Oswaldo Ribeiro, também no bairro Socialista, zona leste da capital, de responsabilidade exclusiva da Prefeitura.
A cerimônia de repasse dos imóveis está prevista para a segunda quinzena de abril. A demanda, assim como a do Porto Madero I, foi atendida por meio de cadastramento seguindo as regras do programa habitacional e sorteio.
O empreendimento popular já está pronto e assim como os demais, exige estágios de sorteio de endereços e vistoria.
Fonte: Comdecom/Renata Beccária | Fotos: Roseval Guzo