Pelo menos duas toneladas de entulhos foram recolhidas na última sexta feira (14) pela Subsecretaria Municipal de Serviços Básicos (Semusb) do bairro Tucumanzal, setor Sul da capital. A grande quantidade é devido a carcaças de eletrodomésticos e móveis que estavam abandonadas e acumuladas em quintais e até mesmo nas laterais das ruas dificultando o tráfego de pessoas e veículos e atraindo vetores de doenças.
As equipes realizaram serviço de roço – rastelamento -, e varrição nas ruas Álvaro de Azevedo, Fagundes Varela, Tobias Barreto, Guarubá, Juqueira Freire e estão concentradas na avenida Campos Sales.
De acordo com o subsecretário da Semusb, Wellem Prestes, esse é o 13º mutirão de limpeza na área urbana de Porto Velho que a prefeitura realizou. Cinco distritos já receberam os trabalhos também. “O objetivo é deixar a cidade mais limpa, segura, oferecer mais saúde e consequentemente mais qualidade de vida. Passamos por bairros como São Francisco, Marcos Freire, Ulisses Guimarães, Pedrinhas, Socialista, Panair, Arigolândia, Floresta, Nacional e agora o Tucumanzal que nunca tinha recebido uma ação tão grande”, disse Prestes.
O morador do Tucumanzal, Francisco Silva, logo cedo juntou todo o lixo possível e colocou em frente a sua residência para que a equipe da Semusb pudesse recolher. “Moro aqui no Tucumanzal há 30 anos e nunca vi um trabalho como esse. Para a gente vai ser um grande benefício, pois vai ficar mais limpo e agradável”, observou.
Do mesmo pensamento compartilha o morador Napoleão, vizinho de seu Francisco. Morando no bairro há mais de 32 anos, ele afirma que esse é o primeiro mutirão de limpeza que ele testemunha. “Com essa limpeza o bairro vai ficar mais bonito e melhor para se viver. Tinha rua aqui que tava quase fechando de tanto lixo, mas agora tá mais limpa”, comentou.
O subsecretário da Semusb pediu a colaboração da comunidade. “Estamos retirando muito lixo e entulho e pedimos que os moradores façam sua parte. Não deixem lixo acumulado, pois causa transtorno, atrai bicho e possibilita a proliferação de doenças. Se cada um cuidar de seus quintais e frente da residência, teremos uma cidade melhor para todos”, finalizou.
Fonte: Semusb