Toda criança com idade entre 0 e 15 anos que eventualmente tiver falha em sua caderneta de vacinação deve comparecer aos centros de saúde de Porto Velho neste sábado (16) para atualizar o calendário de imunização. A informação é da enfermeira Elizeth Gomes, gerente do setor de imunização da Semusa (Secretaria Municipal de Saúde).
Por orientação do prefeito dr. Hildon Chaves, a Semusa realizará campanha de multivacinação para atualização do cartão, um chamamento do Ministério da Saúde para quem não completou a caderneta de vacinação.
Segundo Elizeth, o público-alvo da campanha gira em torno de 100 mil pessoas, e, seguramente, “nem todas completaram a programação de vacinas. É importante que elas compareçam aos postos porque não haverá prorrogação dessa campanha específica”.
A atualização imunizatória ocorrerá através da aplicação de vacinas do HPV para meninas, para prevenção do câncer de colo do útero, e para garotos, contra incidência da doença no ânus ou no pênis. Também será atualizada a tríplice viral, de prevenção à caxumba, ao sarampo e à rubéola.
No caso da caxumba, a gerente de imunização da Semusa ressalta que têm ocorrido casos em Porto Velho, daí a ser imprescindível que o público-alvo seja imunizado contra a doença. “Se ocorre é porque não houve vacinação, extremamente importante”.
A vacinação será realizada em 19 unidades de saúde de Porto Velho, entre elas a Rafael Vaz e Silva, além do interior, nos distritos de Jaci Paraná a Nova Califórnia. Onde não há postos, a Semusa estará com equipes de vacinadores.
A campanha de rotina de vacinação nas unidades de saúde teve início dia 1º de setembro e vai até o dia 22 “e não haverá prorrogação”, alerta Elizeth. Ela destaca que as campanhas acontecem, segundo orientação do Ministério da Saúde, em março para HPV, em abril para sarampo, em junho contra paralisia infantil e, em agosto, a multivacinação, que foi prorrogada para agora.