A Prefeitura de Porto Velho, por meio das ações da Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento (Semagric), realiza neste sábado, 20 de fevereiro, no reassentamento Santa Rita e Morrinhos a doação de mudas de café clonal e um tanque de resfriamento de leite. A ação faz parte dos programas de incentivo à produção cafeeira e de expansão de agroindústrias nas mais diversas regiões do município.
Segundo explicou o Secretário Adjunto da Semagric, Licério Correa, cerca de quarenta produtores serão beneficiados. Cada um receberá duas mil e quinhentas mudas de café clonal. “No entanto, nosso trabalho se restringe somente a esta doação. Já auxiliamos os produtores com o preparo da terra. E na área da agroindústria entregaremos um tanque de resfriamento de leite. Também já fizemos a gradagem, distribuímos calcário para corrigir a acidez do solo e realizamos a abertura de estradas na localidade para facilitar o escoamento da produção”, conta.
O café clonal é desenvolvido a partir do tipo Conilon, que é o mais produzido em Rondônia. “É feito o clone das melhores plantas e realizada uma seleção. Temos lá produtores de farinha, frutas, hortaliça e estamos, agora, levando mais uma fonte de renda para estes produtores”, acrescenta Licério.
São mais de 100 famílias que vivem na localidade. Pessoas que viviam nas margens do rio Madeira e foram reassentados. Santa Rita e Morrinhos estão localizados a mais de 55 quilômetros da cidade, no sentido Acre.
Fonte: Comdecom/Rebeca Barca
Fotos: Frank Néry