Sema, Setur e Sindsbor se reúnem para viabilizarem Memorial Soldado da Borracha

meio_ambiente_800px4001.jpg

Com a proximidade da 4ª Semana Nós Ambiente que será realizada no período de 20 a 26 de junho em Porto Velho, os representantes da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Sema), Superintendência Estadual de Turismo de Rondônia (Setur) e do Sindicato dos Soldados da Borracha e Seringueiros do Estado de Rondônia (Sindsbor) se reuniram para viabilizarem o Memorial Soldado da Borracha. A reunião ocorreu na última sexta-feira (13), inclusive ficou agendada uma visita técnica ao Parque Circuito durante essa semana.

A Secretária Geral do Sindisbor, Eliana Teles informou que a Sema havia procurado o sindicato em 2014 demonstrando esse interesse e logo tratou de conhecer o formato dos Memoriais dos Estados do Acre e Amazonas. Ao dizer que já são dois anos de conversações, parabenizou a iniciativa do órgão municipal em fazer um encaminhamento oficial. Por outro lado, viu a necessidade de solicitar apoio à Setur e contou com o consentimento do presidente George Teles (Carioca).

O Superintendência da Setur, Júlio Olivar se colocou à disposição e mesmo preocupado com o prazo legal para inauguração de obras em virtude do ano eleitoral sinalizou dizendo que iria conversar com o Secretário George Braga da Secretaria de Estado do Planejamento, Orçamento e Gestão (Sepog) por entender que uma coisa é patrocínio e a outra é investimento. Também disse que irá discutir esse tema com o governador Confúcio Moura, o qual é um entusiasta da culta.

A Chefe do Departamento de Políticas de Gestão Ambiental (DPGA) da Sema, Michele Tolentino, chamou a atenção para a necessidade de providenciar vigilância e monitores para a Casa do Seringueiro. Já o Secretário, Edjales Benício, afirmou que uma coisa é instituir o memorial e outra é a governança e propôs uma visita técnica ao Parque Circuito para discutirem o termo de cooperação. “Não tenho vaidade em nada, mas quem deve ser exaltado são os soldados da borracha para que seus feitos fiquem para as gerações futuras” concluiu.

Fonte: Sema

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

verificação *

scroll to top