Em reunião na manhã dessa terça-feira (16), o secretário estadual de Justiça, Marcos Rocha, apresentou à Comissão de Direitos Humanos da Ordem dos Advogados do Brasil quais as medidas adotadas pelo estado para conter o princípio de rebelião ocorrido na Penitenciária Ênio dos Santos Pinheiro, no sábado (13). Marcos Rocha citou os investimentos no sistema penitenciário, e destacou o trabalho dos agentes penitenciários para conter situações de crise em unidades prisionais.
O presidente da comissão, Ezequiel Roque, falou do papel da comissão, destacando que quando há instabilidade no sistema penitenciário tem prerrogativa para fazer os apontamentos do crise, com o objetivo de identificar a causa que levou a rebeliões.
O secretário Marcos Rocha disse que os apontamentos feitos pela comissão serão apurados e explicou que os membros da entidade têm acesso às unidades prisionais em todo o estado, mas em situação de instabilidade, para preservar a integridade e a segurança das pessoas, não é permitida a entrada.
Após sanadas todas as dúvidas, o presidente da comissão agradeceu e se colocou à disposição para ajudar nas situações de instabilidade dentro do sistema penitenciário.
Fonte: Secom – Governo de Rondônia