Citando o Brasil como o quarto país com o maior número de acidentes de trabalho, apesar de dispor de normas preventivas estabelecidas e adequadas, o juiz do Tribunal Regional do Trabalho, Antônio César Coelho de Medeiros, disse que a iniciativa da Empresa de Desenvolvimento Urbano de Porto Velho (Emdur) em realizar a 2ª Sipat contribui para a extinção das estatísticas negativas.
O juiz trabalhista da 14ª Região abriu a série de palestras sobre na abertura da Semana de Prevenção de Acidentes de Trabalho que a Emdur, que vai até sexta-feira (11), no auditório do Teatro Banzeiros, abordando o tema “Responsabilidade civil e criminal no acidente de trabalho”.
As semanas internas de trabalho são fundamentais, avalia Coelho de Medeiros, fazendo questão de frisar que acidentes de trabalho “tiram filhos dos pais; maridos das esposas e amigos dos amigos”. Ele defendeu que isso só será revertido “com todos os envolvidos conscientes dessa realidade”.
Para o presidente da Emdur, advogado Breno Mendes, a 2ª Sipat da empresa dá seguimento à gestão proposta de aumentar a eficiência e a qualidade do trabalho, conscientizando sobre cuidados mínimos para se reduzirem acidentes, “especialmente porque trabalhamos com eletricidade, com instalação de postes e luminárias e, dependendo da situação, até transformadores”.
Breno Mendes disse que apesar da agenda de capacitação, treinamentos e do uso de EPI (Equipamentos de Proteção Individual), podem ocorrer eventualidades. “Agora, por exemplo, estamos com dois colaboradores afastados, de licença médica. Vemos a prevenção como fundamental para a ocorrência de acidentes, como garantia da segurança do trabalhador e continuidade satisfatória do trabalho”.
Ainda de acordo com o presidente da Emdur, no último mês, a empresa reduziu de sete mil para quatro mil o número de reclamações por serviços. Estamos cumprindo a meta audaciosa de iluminação de 100% de Porto Velho, “um grande desafio, determinado pelo prefeito dr Hildon Chaves”. Como exemplo citou a iluminação da estrada de Santo Antônio a partir da avenida Rogério Weber, reconstrução do serviço no Parque da Cidade e Estrada do Belmonte dentre outros.
AGENDA
Representando o prefeito dr Hildon Chaves, José Cantídio Pinto, secretário adjunto do Planejamento e Gestão (Sempog) destacou a importância da Emdur para o desenvolvimento do município, “uma marca da gestão diferenciada que oferecerá, ao final de sua gestão uma Porto Velho desenvolvida, buscando fazer a coisa certa com a máquina administrativa justa, adequada e funcionando”.
A partir das 8h desta terça-feira acontecerá a palestra “O papel da alimentação no combate à obesidade”, com a nutricionista Andréia; quarta-feira, “Prevenção contra o surto de dengue, zica e chikungunya” e “câncer, o mal do século”, quinta, com o enfermeiro Celso Rogério de Araújo; “Inteligência emocional e o combate ao estresse”, com Izabel Resende; e sexta-feira, “Etica no serviço público”, com o procurador de Justiça do Ministério Público de Rondônia Eriberto Gomes Barroso.
Fonte: Emdur