A segunda edição do Encontro das Mulheres Ribeirinhas do Médio e Baixo Madeira seguiu rumo ao seu objetivo: acolher e instruir aproximadamente 300 mulheres que passarão pelo barco Deus é Amor durante os dois dias de atendimento feito pela Secretaria Estadual de Assistência e Desenvolvimento Social (Seas) e parceiros.
A embarcação saiu do Porto do Cai n’Água, em Porto Velho, por voltadas 12h de terça, 29. Após o almoço oferecido à equipe, o trabalho foi iniciado com as mulheres dos distritos de São Carlos, Comunidade Cujubim e Nazaré, para onde todas foram levadas e participam de várias atividades durante o dia. O retorno está previsto para às 17h do dia 30.
“Nesse encontro uma equipe multidisciplinar faz esse primeiro contato com as mulheres para entender as necessidades de cada uma. Caso haja a necessidade de orientar ou encaminhar à algum órgão responsável, como casos de saúde ou violência, assim o faremos. O acompanhamento é contínuo”, explica Dejanira Maria Silva, gerente do núcleo da mulher na Seas.
Ao longo do trajeto, oficinas de beleza e estética também são oferecidas. Neste caso o foco é levar à elas algumas opções de fonte de renda. “As mulheres que já são empreendedoras, trabalham no campo e tem o seu cultivo também são incentivadas. Prestamos esse atendimento e depois disso torcemos que elas caminhem com os próprios pés, que sejam independentes também financeiramente”, completou a secretária adjunta da Seas, Vilma Alves.
Fonte: Secom – Governo de Rondônia