Saiba como manter a energia ao longo do dia

pessoa-disposta.jpg

Para conseguir encarar o dia com energia é preciso muito mais que uma boa dose de cafeína. Na verdade, para manter a rotina, o ideal é manter hábitos saudáveis. “A realidade é que conseguimos alavancar a energia com apenas algumas mudanças”, disse Nada Milosavljevic, diretora do programa de saúde integrada do Massachusetts General Hospital, nos Estados Unidos, à revista americana Time.

Certas estratégias são fundamentais para manter a saúde – física e emocional – em ordem e, consequentemente, aumentar a disposição para o dia a dia.

Alergias sob controle

Pessoas que sofrem de rinite alérgica podem sentir cansaço com mais frequência. “Você passa tanto tempo tentando respirar que acaba não sobrando muita energia“, disse Neeta Ogden, porta-voz da Sociedade Americana de Alergia, Asma e Imunologia. O congestionamento nasal, inclusive, pode trazer dificuldades no sono. Uma pesquisa realizada na França descobriu que mais de 40% das pessoas que sofriam de alergias sazonais não conseguiam ter uma boa noite de sono durante o surgimento dos sintomas.

Outros estudos mostraram que sprays nasais antialérgicos – que não precisam de prescrição médica – realmente possuem efeito aliviante e melhoram a qualidade de vida, incluindo a fadiga e problemas com sono, para quem sofre de alergias sazonais. A especialista recomenda aliar o medicamento a uma dose diária de anti-histamínicos não sedativos, que bloqueiam a ação da histamina, componente que ativa os sintomas nasais da rinite. Para melhores resultados, o tratamento deve ser iniciado antes do início dos sintomas. No entanto, é recomendado consultar o médico para uma avaliação prévia.

Sono de qualidade

Segundo estudo da Associação Brasileira de Medicina do Sono, estima-se que 32,8% da população da cidade de São Paulo sofra de apneia obstrutiva do sono, uma síndrome que é caracterizada pela respiração superficial ou pausas na respiração enquanto dorme. Se esse for o seu caso, você pode se sentir confuso e com dificuldade de atenção durante o dia, mesmo tendo dormido o mínimo de sete horas.

A maior parte dos casos pode ser diagnosticada em testes feitos em casa, segundo Raj Dasgupta, professor de medicina do sono da Universidade do Sul da Califórnia, nos Estados Unidos. Casos mais leves podem ser tratados com pequenas mudanças no estilo de vida, como perder peso e diminuir o consumo de álcool, principalmente antes de dormir.

Exercícios físicos

O treino é um ótimo aliado para aumentar a disposição. “Quando nos exercitamos, liberamos adrenalina. O hormônio, na verdade, faz com que o corpo ignore os sentimentos de dor e fadiga enquanto aumenta o fluxo sanguíneo para os músculos”, explicou Sabrena Jo, especialista em educação física da American Council on Exercise. Dessa forma, praticar exercícios pode deixá-lo com mais energia do que antes, um efeito que pode durar várias horas.

Um estudo mostrou que pessoas saudáveis, mas sedentárias, que começaram a se exercitar três dias por semana, 20 minutos por dia – mesmo com intensidade moderada – depois de seis semanas observaram seus níveis de energia até 20% maiores do que os que não praticavam atividade física. Porém, é importante lembrar que a ideia é deixá-lo energizado e não exausto. “Se você se sentir cansado demais é um sinal de que é preciso reduzir a intensidade,” explicou a pesquisadora.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

verificação *

scroll to top