O Ministério da Saúde liberou o repasse de 4,6 milhões para apoiar a Operação Gota, do Ministério da Defesa, que atua na vacinação em regiões de difícil acesso no Amazonas, Pará, Amapá e Acre. O público-alvo da Operação Gota são comunidades ribeirinhas, rurais e indígenas.
A coordenadora do Programa Nacional de Imunizações (PNI) do Ministério da saúde, Carla Domingues, afirmou que a medida visa a consolidar o direito à saúde. “Esta ação viabiliza o acesso a todos os cidadãos brasileiros às vacinas fornecidas pelo SUS, de acordo com os preceitos constitucionais de equidade e universalidade dos serviços de saúde”, ressaltou a coordenadora.
Realizada desde 1993, a operação é uma parceria dos ministérios da Saúde e da Defesa e estados e municípios. O objetivo é atualizar as cadernetas de vacinação dessas populações em áreas de difícil acesso do território brasileiro.
Iniciada apenas no estado do Amazonas, após a notificação de surtos de sarampo em populações indígenas da região do Rio Juruá, a operação foi ampliada para atender também populações rurais e ribeirinhas de áreas de difícil acesso de outros estados.
Fonte: Portal Brasil, com informações do Ministério da Saúde