Estamos a cada dia mais conectados. Segundo pesquisa realizada pela Digital Future Focus, o Brasil é líder mundial quando se fala em tempo gasto nas redes sociais. Monitorar o Facebook, YouTube, WhatsApp, Instagran e Snapchat já faz parte da rotina de muitos. Entretanto, mais que postar selfies e compartilhar vídeos engraçados, toda essa tecnologia pode ser usada para educar crianças e jovens. É essa a proposta do projeto Escola Digital lançado em Rondônia.
O Estado é 21° a implantar a plataforma digital. De acordo com a coordenadora de Tecnologia Educacional da Secretaria de Estado da Educação de Rondônia (Seduc), Ana Paula Souza Maia, são cerca de seis mil conteúdos online a disposição de 13.336 professores e dos 217.316 alunos das 420 escolas estaduais. Todo o conteúdo é acessado pelo endereço http://escoladigital.seduc.ro.gov.br/. Livros, mapas; infográficos; animações; áudios e jogos fazem parte dos itens disponíveis no Portal.
De acordo com a coordenadora, a iniciativa faz parte de uma parceria entre o governo de Rondônia, Instituto Inspirare, Instituto Natura e Fundação Telefônica Vivo. ‘‘Os alunos terão acesso a esse conteúdo acessando por meio dos seus aparelhos móveis [celular, tablet, notebooks], e ainda pela estrutura das escolas que são equipadas com laboratórios de informática, aquelas que estão inseridas no Programa Um Computador por Aluno (Prouca), Aluno Digital e pelos Núcleos de Mediação tecnológica’’, destaca.
META
A coordenadora explica que a plataforma digital passou por customização antes de ser lançada em Rondônia para atender a realidade local e agora os esforços são concentradas para a divulgação e implementação do projeto nas escolas. Segundo Ana Paula, os educadores das escolas estaduais de Porto Velho receberam instruções sobre o uso pedagógico da plataforma durante o dia de lançamento.
Essa formação deve se estender para professores do interior de Rondônia ainda este mês. E nos dias 26 e 27 de abril, representantes de cada Estado que utilizam o projeto estarão reunidos em São Paulo para discutir estratégias sobre a formação dos educadores e implementação do projeto.
A meta em Rondônia é chegar a cerca de 18 mil conteúdos pedagógicos disponível para comunidade escolar por meio da plataforma que reúne itens disponibilizados por vários estados brasileiros. ‘‘Os alunos já estão acostumados com a tecnologia e esperamos que façam uso dessa plataforma para melhorar o aprendizado’’, considera a coordenadora.
Fonte: Secom