Professores da rede pública das regiões de Ji-Paraná e Cacoal foram capacitados na manhã desta terça-feira (11) no Seminário sobre autismo, realizado no auditório da escola estadual Jovem Gonçalves Vilela, em Ji-Paraná.
Numa das propostas, o seminário detalha como lidar com os autistas em sala de aula, preparando o aluno para a comunicação e a interação social, os principais enfrentamentos de quem tem o Transtorno do Espectro Autista (TEA). A psicóloga Maria Elisa Granchi Fonseca conduziu o tema.
“A capacitação é importante porque precisamos lidar da melhor maneira com esse público”, disse a coordenadora regional de educação em Ji-Paraná, professora Rosângela Marum. O TEA geralmente se apresenta nos três primeiros anos de vida e compromete as habilidades de fala e do comportamento social.
Além de professores, mães de meninos autistas participaram do seminário na busca de entendimento para lidar com o próprio filho. “O governo faz a parte dele em capacitar os professores, pois precisamos muito desse apoio nas escolas”, disse a dona de casa Erinangela Rodrigues, mãe de Nicolas Rodrigues, de 7 anos.
O seminário sobre autismo faz parte da programação da Escola de Governo de Rondônia que promove formação continuada aos servidores estaduais desde junho de 2016, sob o gerenciamento da Superintendência Estadual de Gestão de Pessoas (Segep).
“Nosso objetivo é oferecer a população servidores mais qualificados”, disse a diretora executiva da Escola de Governo, Michele Martines, anunciando vagas abertas para outros 26 cursos nas áreas de gestão, educação e saúde.
Fonte: Secom