A secretaria municipal de Assistência Social ( Semas) de Porto Velho, estará com uma nova Casa Abrigo até o meio do ano para atender as mulheres vítimas de violência. A informação é do secretário Solano Ferreira que na manhã desta quarta-feira (13) esteve vistoriando a obra de ampliação e reforma do imóvel onde irá funcionar a Casa Abrigo.
A atual Casa Abrigo que atende o serviço funciona num imóvel alugado. O imóvel que está sendo reformado e ampliado é de propriedade da prefeitura, o prazo para o término da obra é de 120 dias e o valor está orçado em R$ 150.314, 78.
As Casas-Abrigo são locais seguros que oferecem moradia protegida e atendimento integral a mulheres em risco de vida iminente em razão da violência. É um serviço de caráter sigiloso e temporário, no qual as usuárias permanecem por um período determinado, durante o qual deverão reunir condições necessárias para retomar o curso de suas vidas. Garante a integridade física e emocional das mulheres, bem como realiza diagnóstico da situação da mulher para os encaminhamentos necessários.
O serviço de atendimento a mulher vítima de violência é realizado pela Semas via o CREAS Mulher (Centro de Referência Especializado ao Atendimento à Mulher Vítima de Violência ) que fica localizado na rua Antônio Lourenço P. Lima (antiga rua Venezuela), bairro Embratel, ao lado da Maternidade Municipal Mãe Esperança e tem como diretora a senhora Val Albuquerque.
Falando sobre a obra, Solano Ferreira explicou que o imóvel está passando por reforma e ampliação para que possa atender a demanda. “Como a demanda é crescente, se faz necessário essa ampliação. São quartos, alojamentos, lavanderia, etc. Nossa previsão é que até o meio da ano essa obra esteja concluída e a unidade possa funcionar nesse novo local para atender dentro de um nível de segurança e de conforto apropriado que o serviço requer”, disse o secretário.
Fonte: Semas / Adaides Batista