Mais de 400 crianças atendidas pelo Centro Social Mazzarello (Cesmazza), na zona Leste de Porto Velho, receberam o apoio da prefeitura para desenvolver suas habilidades e ajudar no esforço para reverter a condição de vulnerabilidade, expostas aos vícios e ao crime. Na tarde de ontem (16), o prefeito dr Hildon Chaves assinou convênio com a entidade fazendo o repasse de R$ 100 mil para ajudar nas despesas.
“É uma instituição que atende 400 crianças na zona Leste de Porto Velho, executa um trabalho muito reconhecido, mantido pelo Colégio Laura Vicuña. São pessoas muito sérias, comprometidas com esse projeto e eu entendo que o poder público deve auxiliar as boas instituições e as boas iniciativas”, endossou o prefeito.
Dr Hildon avalia que, pelo tamanho da obra que é feita pelo Cesmazza, no sentido de afastar crianças e jovens do caminho do vício das drogas e do crime, “é uma obra enorme para essa pequena contribuição” que está sendo dada pela prefeitura. Os recursos repassados são oriundos da Secretaria Municipal de Assistência Social e da Família (Semasf), previstos para esse tipo de projeto.
“Há de se cuidar do bruto para que a vida dê flores e frutos”, citou o secretário Claudi Rocha (Sesmaf), ao discorrer sobre o trabalho realizado pelas Irmãs Salesianas no cuidado à crianças em uma das regiões mais carentes de Porto Velho. “Imaginem se essas crianças não tivessem o taekwondo, o balé, o futsal e outras atividades que elas oferecem?”, exemplificou o secretário, acrescentando que a Prefeitura está colaborando para que as crianças atendidas pelo projeto tenham um futuro digno, longe do crime e das drogas.
Diretora do Instituto Laura Vicuña, idealizadora e mantenedora do projeto, Maria Luiza Panarotto declarou que o Cesmazza conta com o apoio de outros parceiros que fornecem alimentos para a merenda dos alunos. Ela disse que o valor repassado pelo município irá ajudar na compra de equipamentos como ar-condicionado, computadores, entre outros.
Jaqueline Castelo, coordenadora do Centro Social Mazzarello agradeceu ao prefeito pelo apoio financeiro à entidade. “Agradecemos por olhar com ternura para esse projeto e esperamos firmar muitas outras parcerias para continuarmos fazendo o bem”, afirmou.
O projeto “Plantando Valores para Colher Vida”, realizado pelo Cesmazza, atende crianças, adolescentes e jovens com cursos de informática, teatro, judô, literatura, taekwondo e futsal, entre outros, todos gratuitamente.