A Prefeitura de Porto Velho iniciou os trabalhos de paisagismo nas praças da cidade. Nessa primeira etapa serão contempladas a Praça do bairro Esperança da Comunidade, na Avenida Mamoré próximo da Rua José Vieira Caula; Praça dos Taxistas, no conjunto Quatro de Janeiro; a do conjunto Santo Antônio, bairro São João Bosco; João Nicoletti, na região central; Praças da Pirâmide e da Avenida Campos Sales, próximo ao hospital João Paulo II, ambas na zona Sul.
O serviço começou pela Praça do bairro Esperança da Comunidade, onde já foram plantadas 180 mudas de Helicônia Papagaio, 18 de Alamanda, quatro Podocarpo e um Ipê Mirim. Uma parceria entre as secretarias de Meio Ambiente (Sema) e de Serviços Básicos (Semusb) foi firmada para atender a determinação do prefeito Mauro Nazif e colocar o projeto execução.
Conforme o secretário Edjale Benício de Brito, a Sema está fornecendo as plantas ornamentais e todo suporte técnico. A Semusb tem a responsabilidade de fazer o plantio das mudas e a manutenção da praça. “Tivemos o cuidado de escolher espécies regionais e outras que foram adaptadas para o bioma da Amazônia”, explicou o secretário.
O representante da Semusb, José Tarcísio da Silva, disse que o paisagismo leva em conta o modelo arquitetônico de cada praça para não esconder a beleza do local. “A ideia é que as plantas possam enriquecer o ambiente, trazendo mais cor e mais vida, sem precisar neutralizar aquilo que já existe e é valorizado pela comunidade”, declarou. Ele acrescentou que além do paisagismo, a praça do bairro Esperança da Comunidade será toda revitalizada e ganhará pintura nova. “Queremos terminar esse serviço até a próxima sexta-feira, se a chuva permitir”, afirmou.
Brito lembra que a prefeitura, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Socioeconômico e Turismo (Semdestur), está reformando várias praças. O paisagismo vai contribuir para melhorar ainda mais a beleza desses espaços de lazer e a estética da cidade como um todo. “Por isso, é importante que a população nos ajude a preservar esses locais”, comentou.
Mais parcerias
Edjales de Brito também destaca a parceria entre as duas secretarias municipais na poda e erradicação de árvores por toda a cidade. “A Sema realiza os cortes e a equipe da Semusb recolhe os galhos e troncos”, disse. Ainda segundo informou o representante da Sema, as duas pastas estão unidas no plantio de árvores nas calçadas, na produção de mudas e manutenção do Viveiro Municipal.
Fonte: Comdecom/Augusto José
Fotos Roseval Guzo