O secretário municipal de Assistência Social de Porto Velho (Semas), Solano Ferreira, e o assessor especial da pasta, Samuel Costa, reuniram-se na tarde de quarta-feira (01), na sede da Defensoria Pública da União – DPU, com o Defensor Geral Tadeu Rodrigues e com os defensores públicos Daniel Tavares e Mayara Barbosa, objetivando firmarem cooperação interinstitucional para atendimentos a quem necessite de orientação jurídica, especificamente no que tange a benefícios do INSS.
Na reunião foi apresentado o “Projeto Busca Ativa”, com o qual a Prefeitura disporia de equipes de servidores de diversas secretárias, em especial da Semas, para se aproximar da população promovendo a identificação dos que têm direitos aos benefícios do INSS. Solano Ferreira informou que ficou acordado que as ações acontecerão por meio de campanhas publicitárias, cursos e treinamentos sobre direito previdenciário aos serventuários e palestras para associações e outras entidades da sociedade civil do município ofertados pelos Defensores Públicos da DPU/RO, que darão um melhor auxílio ao público na busca por informações. “Essa ação visa atender a proposta do nosso prefeito Mauro Nazif”, observou o secretário.
O assessor especial da Semas, Samuel Costa, também coordenador do “Projeto Busca Ativa”, disse que a intenção de firmar a parceria com a DPU/RO é para promover maior condições de atendimento a milhares de portovelhenses que têm direitos aos benefícios, mas não têm conseguido ingressar com ação judicial e desistem de lutar por seus direitos.
Texto e fotos | Adaides Batista