Para garantir mais qualidade à iluminação pública de Porto Velho e ainda economizar recursos e energia elétrica, a Prefeitura está substituindo as luminárias comuns por lâmpadas de led, nas principais avenidas do Centro. A Empresa Municipal de Desenvolvimento Urbano (Emdur) é a responsável pelo trabalho.
O presidente da Emdur, Gerardo Martins, informou que já estão iluminadas com led as avenidas Sete de Setembro e Carlos Gomes, entre Farquar e Jorge Teixeira. Outra que ganhou iluminação moderna foi a avenida Calama, no trecho entre Rio Madeira e Farquar. “Também iniciamos o serviço na Pinheiro Machado, da Farquar para a Jorge Teixeira e na Abunã, da Venezuela para a Farquar”, contou.
Segundo Martins, inicialmente foram compradas mil lâmpadas de led e o projeto da Prefeitura na primeira fase é modernizar a iluminação das principais vias da região central de Porto Velho, a exemplo da Presidente Dutra, Gonçalves Dias, Tenreiro Aranha e Marechal Deodoro, “mas isso ainda está sendo analisado”, observou. Uma nova licitação está sendo preparada para a compra de mais três mil lâmpadas. Desse total, mil unidades deverão ser instaladas até o final deste ano.
Sobre os motivos que levaram a gestão municipal a modernizar o sistema de iluminação pública da cidade, Martins aponta, entre outros itens, a qualidade do material e da claridade da luz emitida, economia de energia e durabilidade. “Lâmpadas de led duram cinco anos e são mais resistentes aos atos de vandalismo, enquanto essas comuns duram no máximo dois anos. Isso significa economia de recursos para o Município e mais benefício para a população”, aponta o representante da Emdur.
Além das vantagens citadas, Martins afirma que as lâmpadas modernas vêm com reator embutido, não sendo necessário gastar mais dinheiro para comprar esses equipamentos, como ocorre com as lâmpadas comuns. “Estamos investindo um pouco mais hoje, mas teremos cinco anos de economia. Isso significa que o investimento compensa e que o dinheiro do contribuinte está sendo valorizado”, comentou.
Manutenção
A Emdur prossegue com os trabalhos de manutenção em diversos pontos da capital rondoniense, atendendo solicitações da população. Recentemente, foi revitalizada toda iluminação pública dos distritos do Baixo Madeira e da Ponta do Abunã.
Martins recorda que, ao assumir o órgão em 2013, a cidade estava praticamente às escuras. Afirma que por duas vezes a prefeitura deixou Porto Velho 100% iluminada. “Foram substituídos 60 mil pontos de luz em todos os bairros”, lembra, acrescentando que posteriormente a empresa ficou realizando somente a manutenção desses pontos, especialmente por conta de atos de vandalismo na periferia.
O presidente da Emdur conta também que a Emdur substituiu 50% das lâmpadas amarelas por brancas, instalou suportes (braços) reforçados, luminárias mais resistentes às ações de vândalos e trocou todas as lâmpadas de potência menor por unidades de 150 watts, fator que contribuiu para deixar a cidade bem mais iluminada.
Fonte: Comdecom / Augusto José | Fotos Medeiros