O prefeito Mauro Nazif anunciou esta semana a construção do novo Shopping Popular de Porto Velho. Durante reunião com vendedores ambulantes em uma das salas do Teatro Banzeiros e acompanhado do secretário de Desenvolvimento Socioeconômico e Turismo, Antônio Geraldo Affonso, e do secretário de Projetos Especiais e Defesa Civil, Vicente Bessa, Nazif disse que a obra será erguida na Rua Euclides da Cunha, entre Avenida Sete de Setembro e Rua João Alfredo, do mesmo lado do clube Ferroviário.
A enchente histórica de 2014 comprometeu as estruturas do antigo Shopping Popular, também chamado de “Camelôdromo”, naquela região. Os ambulantes foram transferidos para as praças da área central da cidade até que a prefeitura encontrasse uma solução. “Desde que eu cheguei aqui em 84, vocês sempre sofreram, inclusive com o problema da cheia, mas agora vamos resolver isso de uma vez por todas com uma obra de qualidade”, afirmou o prefeito.
Geraldo Affonso explicou que o novo Shopping Popular terá dois pisos e 248 boxes. Na parte superior vai funcionar a praça de alimentação e contará com plataforma de acesso para pessoas com deficiência. Por conta da construção, que terá 16 metros de largura, a Rua Euclides da Cunha, atualmente com 20 metros, ficará com quatro metros de largura. Com isso, os ônibus continuarão circulando no local para que os comerciantes não percam seus clientes e ainda tenham a possibilidade de ampliar a clientela.
O projeto executado em parceria com a Hidrelétrica Santo Antônio será todo de PVC e concreto, para ficar sempre bem arejado. “Essa obra será referência nacional. Não tem outra igual no País”, declarou Geraldo Affonso. Ele também informou que os boxes serão ocupados pelos ambulantes que trabalhavam no antigo Shopping Popular e na própria Rua Euclides da Cunha. A previsão é de que a obra seja entregue até o final de novembro deste ano.
Conforme Vicente Bessa, o trabalho já começou. Várias intervenções estão sendo feitas, inclusive a parte de topografia. “Essas ações são necessárias para que possamos iniciar a obra propriamente dita”, observou o representante da Sempedec. Geraldo Affonso acrescentou que a empresa responsável pela construção já está fazendo os levantamentos necessários com objetivo de cumprir o prazo estipulado no contrato.
Fonte: Comdecom / Augusto José
Fotos Frank Nery