Ieda Chaves, primeira-dama de Porto Velho
Multiplicadores levarão cartas de recomendação a todos os municípios de Rondônia
O seminário organizado pelo Conselho Estadual dos Direitos da Mulher (CEDM/RO), em parceria com a Prefeitura e o Governo do Estado, é mais uma ação do projeto Botas do Madeira, plano macro do conselho. Participam das atividades representantes de diferentes entidades, considerados multiplicadores, que aplicarão em suas cidades as medidas discutidas.
Toda a programação foi construída a partir de quatro eixos centrais: proteção do direito, saúde, controle social e empreendedorismo. O objetivo é fortalecer o estado a partir dos debates. “Rondônia está no quarto lugar no ranking da violência doméstica. Apenas oito municípios têm o conselho, sendo que parte está desativada. É preciso estender a todos. Felizmente Porto Velho está ativo”, disse a presidente do CEDM, Raquel Silva Santos.
A partir do seminário, programado para ocorrer a cada dois anos, uma carta de recomendação será enviada a todo o estado. Para a primeira-dama da Capital, trata-se do início de um intenso trabalho de conscientização e de mudança, já que a imagem da mulher ainda é colocada pela sociedade de forma diferenciada. “Eu entendo que passamos por um momento que não podemos mais admitir a violência contra a mulher. É inadmissível que o estado esteja nesta colocação. Tivemos avanços com a Maria da Penha, mais ainda é preciso fazer muito. Precisamos discutir políticas públicas e avançar no empoderamento feminino para tirá-las dessa condição”, concluiu Ieda Chaves.
Fonte: Comdecom.