Nova ferramenta vai otimizar a gestão escolar no município

Gestao_educacional_800px_04.jpg

Encerra nesta quarta-feira, 23, o treinamento que está sendo ofertado aos servidores da Secretaria Municipal de Educação (Semed) que irão operar o Sistema de Gestão Educacional (SGE). A ferramenta está sendo instalada nas escolas da rede municipal de ensino de Porto Velho e visa agilizar a transmissão de dados ao Ministério da Educação (MEC).Gestao_educacional_800px_02

A capacitação acontece no Centro de Formação dos Profissionais da Educação do Município de Porto Velho (Cefop), ao lado do Teatro Banzeiros e foi iniciada nesta terça-feira, 22. O auditor de Tecnologia da informação da Semed, Antônio Marcos, adiantou que o sistema já está instalado em 55 das 112 escolas municipais.

O SGE constitui-se em uma ferramenta gerencial para a rede pública de ensino de Porto Velho, criada em ambiente web, que facilita a administração escolar no que diz respeito à execução, acompanhamento e controle de suas atividades fins, permitindo, assim, a atualização em tempo real da base de dados gerenciais da Semed.

Com o novo sistema serão integradas as informações de todas as escolas municipais, evitando distorções no planejamento da educação e permitindo a identificação da demanda real de vagas nas escolas, o controle do transporte escolar, a padronização dos documentos escolares emitidos pelas escolas e a eficiência na gestão de cada um desses estabelecimentos.
Gestao_educacional_800px_05
Dentre as vantagens da utilização de um sistema de gestão integrada para uma escola estão: a eliminação do uso de controles manuais; redução de custos com melhor aproveitamento dos recursos; eficiência no fluxo da informação e qualidade dentro da organização; otimização de processos para tomada de decisão; eliminação de redundância das atividades; padronização e documentação das operações.

Com um sistema de gestão é possível obter de forma rápida e segura informações que auxiliem a escola na melhor tomada de decisão e obtenção de resultados positivos. Ter uma ferramenta de gestão para o planejamento escolar é uma necessidade primordial para o crescimento e manutenção da instituição de ensino.

“Nessa primeira fase, estamos trabalhando a instalação do sistema nas escolas da área urbana de Porto Velho. Até dezembro esperamos que todos os estabelecimentos da rede municipal de ensino já estejam integrados ao sistema. Concluída a etapa da cidade, vamos trabalhar as escolas dos distritos, isso a partir do próximo ano”, adiantou.

Fonte: Comdecom / Joel Elias
Fotos: Medeiros

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

verificação *

scroll to top